AGENDA CULTURAL

10.1.17

Nepotismo: nomear parentes para cargos na prefeitura

Hélio Consolaro*

Parece que só a oposição política tem boas propostas e que basta ser situação para se tornar bandida. Vejamos um exemplo que acaba de acontecer bem debaixo de nosso nariz.

O prefeito de Araçatuba Dilador Borges, recém empossado, nomeou a nora e a irmã do secretário de Assuntos Jurídicos, promotor público aposentado, Ermenegildo Nava, para exercer cargos de confiança na Prefeitura de Araçatuba. A turma de Dilador combatia isso quando era oposição. Abaixo, darei alguns exemplos.

Em 2005, a Rede Cidadania, por meio da advogada Edna Flor fez uma proposta popular de projeto de lei para proibir o nepotismo (nomeação de parentes), com 6.770 assinaturas de eleitores (6,22% do colégio eleitoral de Araçatuba). Agora, ela é vice-prefeita de uma administração que pratica o nepotismo. Em 2005, a administração municipal era comandada por Jorge Maluly Neto.

Na edição de 07/01/2009 da Folha da Região, a então presidenta da Câmara Municipal de Araçatuba, recém-empossada, Edna Flor, a mesma que é vice-prefeita atualmente, fez um discurso garantindo que não ia deixar ocorrer o nepotismo na administração do legislativo municipal. Ela obteve apoio do vereador Papinha, no primeiro mandato, à sua proposta, sendo ele presidente da Câmara agora em 2017, em seu terceiro mandato. Ambos são da turma do Dilador Borges. Como vão se comportar?

Em 4/10/2010, no site da Câmara Municipal de Araçatuba encontra-se requerimento do então vereador Ermenegildo Nava solicitando informações sobre a existência de nepotismo na administração do então prefeito Cido Sério.

Certamente, na hora de discutir o assunto, o vereador não poupou críticas. Aliás, o ex-prefeito deu algumas vaciladas no começo de seu governo, como fez agora Dilador Borges, mas corrigiu-se com a pressão da oposição, que agora é situação.

O atual vereador Alceu Batista, primeiro mandato em 2017, advogado, então secretário geral da OAB em 2005, fez campanha contra o nepotismo, colhendo assinaturas para engrossar a proposta popular da Rede Cidadania, de cuja ONG Edna Flor era advogada. Como será o comportamento dele agora sobre este assunto sendo da turma do Dilador?

Esse pessoal, agora, apoia o prefeito Dilador Borges que mal assumiu o poder, já nomeou parentes do secretário municipal de Assuntos Jurídicos. Na verdade, se o Dr. Nava quisesse ajudar mesmo o prefeito, pediria para as suas parentas pedirem demissão.

Antes eram oposição, eram gente boa, agora são situação, são gente que não presta. Esse simplismo de nossa política não eleva a cidadania. A oposição é necessária, governa também, ficando de olho ou mesmo sugerindo, mas não precisa praticar os mesmos erros quando vira situação.

Nada melhor para construir a democracia do que a alternância de poder para que o cachimbo não deixe a boca torta. Assim, ambas, aprendem a governar e a criticar.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor.

Nenhum comentário: