AGENDA CULTURAL

19.5.17

Somos corruptos por natureza

O capitalismo, pela supervalorização do dinheiro, é corrupto por natureza.


Hélio Consolaro*

A página está branca na tela do computador, estou sem coragem. Não que eu esteja frustrado com tanta notícia ruim, porque sou cético por natureza.

Sempre houve corrupção, mas chegamos a um nível que o Maluf virou amador. O capitalismo, pela supervalorização do dinheiro, é corrupto por natureza.

Por mais erros que tenha cometido a Operação Lava Jato, só com ela realizo um sonho: não só o corrupto (no caso, o político) deve ser preso ou pichado, mas também o corruptor (o empresariado), o principal agente.

Os fatos sociais e políticos têm uma dinâmica própria. Por mais que a Lava Jato tenha surgido para pegar a corrupção do PT, o puxa aqui, esconde ali, não houve jeito de evitar a metralhadora rotatória com suas rajadas aos 360 graus. Chegamos a um ponto que petistas e tucanos estão no mesmo nível, logo teremos as feridas do Judiciário expostas.

Sempre digo em rodas de conversa de gente metida a idealista (religião ou ideologia), que não há humano incorruptível, todos têm o seu preço e, segundo o sambista, o cachorro é o melhor amigo do homem porque não conhece dinheiro, quase me matam.

E qual é a saída, me perguntam? É a construção da cidadania via educação, todos nós precisamos ficar vigilantes, um tomando conta do outro para que o nosso egoísmo não chegue à barbárie, diminuindo a usurpação e a corrupção.

Somos maus por natureza, o monoteísmo nos tentou colocar como filhos do mesmo Deus para que considerássemos como irmãos. Apesar da tentativa, a exploração do homem pelo homem nunca foi eliminada, ela invadiu os templos.

Não sou ateu, por isso digo que o ser humano é um projeto que foi abandonado por Deus, pois saiu de seu controle, desanimou a divindade, atingiu a sua ira.

Nem sempre sou tão cético, às vezes tenho recaídas de otimismo, como achar que, com todo o trauma que vivemos atualmente, estamos construindo um país sob a égide da ética. Só isso não basta, mas é um bom começo.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor.

Um comentário:

Gabriel Araújo dos Santos disse...

Quanto a perguntar se há alguém em que ainda possamos confiar, vem a lembrança a passagem bíblica quanto a destruir Sodoma e Gomorra: "Abraão era amigo de Deus e amigos são confidentes, então Deus resolveu contar a Seu servo os planos que Ele tinha de destruir duas cidades: Sodoma e Gomorra. Tudo aconteceu na mesma ocasião em que Deus mandou os anjos anunciarem o nascimento do filho de Abraão e Sara, o filho da promessa.

Deus anunciou a Abraão Sua sentença contra as cidades da campina do Jordão e disse: “Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei.” (Gênesis 18:20-21).

O pecado de Sodoma e Gomorra se multiplicou de tal maneira que chegou até a presença santa de Deus, então Ele enviou dois anjos para constatar o que de fato estava acontecendo por lá. Os anjos saíram em direção à campina do Jordão, mas Abraão ficou na presença de Deus. O sobrinho querido de Abraão, Ló, morava em Sodoma e ele se preocupou com o destino da cidade e perguntou ao Senhor: “Destruirás também o justo com o ímpio?" (Gênesis 18:23).

Abraão conhecia Deus e sabia de Sua Justiça, por isso continuou perguntando: “Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela?” (Gênesis 18:22-24). Cinquenta justos seriam mortos junto com os ímpios pecadores de Sodoma?

Houve um instante de silêncio, então Abraão apelou ao Senhor e disse: “Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?” (Gênesis 18:25). Não faria justiça o Juiz de toda a terra? Deus respondeu e disse: “Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.” (Gênesis 18:26).

Abraão agora tinha a garantia de Deus de que cinquenta justos poupariam a vida de todos em Sodoma, só tinha um probleminha: Abraão conhecia a cidade e seus pecados cabeludos e não estava certo de que tinha tanta gente boa assim em Sodoma, então ele tornou a perguntar: “Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade?” (Gênesis 18:28). Deus respondeu que se houvesse quarenta e cinco justos em Sodoma Ele não destruiria a cidade.

A conversa continuou e Abraão foi diminuindo o número de supostos justos em Sodoma. De cinquenta foi para quarenta e cinco, depois para quarenta, depois para trinta, depois para vinte, até chegar a dez justos e Abraão teve a garantia do Senhor de que dez justos em Sodoma poupariam da morte toda a cidade.

Na verdade não havia dez justos em Sodoma, o número exato se resumiu a Ló e sua família, quatro pessoas. Deus destruiu Sodoma, mas mandou os dois anjos salvarem a vida de Ló e sua casa e assim foi feito."

E quanto a nós, ficamos na expectativa do que ainda está por ser revelado...