AGENDA CULTURAL

19.11.17

Você terceiriza o seu pensar?

Alberto Consolaro*
Jornal da Cidade, Bauru-SP

Quem são os filósofos? De modo geral, as pessoas terceirizam os atos de pensar, refletir e questionar as coisas da vida! 

Quase ninguém diz que pensou, refletiu e conclui sobre um assunto, expondo sua própria visão. Quase todos dizem que concordam com o que tal filósofo disse no vídeo, palestra, blog, jornal ou revista. E manda o vídeo para todos seus contatos nas redes sociais para se revelar preocupado com o destino da humanidade!

Terceirizar é colocar uma terceira pessoa ou parte interessada em uma relação entre duas partes. Na escravidão, terceirizava-se o cuidar dos escravos via feitor e capitão do mato. Na atualidade, alguém monta uma “firma” ou um “PJ” para ser o feitor de uma parte dos funcionários de uma determinada empresa maior ou de um setor público. O dirigente não se preocupa com terceirizados, conversa diretamente com o “dono” deles!

Cada vez mais terceirizamos os momentos e atos de pensar utilizando-se do que escrevem ou falam os filósofos em livros, conferências, redes sociais, rádio, televisão, jornais e revistas. Muitos, quando não concordam com um destes filósofos, logo desqualificam com pechas de que faz autoajuda, puro preconceito!

Pensar, saber, refletir e questionar fazem parte da mais nobre atividade cerebral junto com a arte de sentir. E isto gera Sabedoria, o caminho do viver bem e feliz! Sábio é aquele que faz valer a pena viver; sabedoria é ser feliz! Mas tem uma condicionante: há de se pensar, refletir e sentir!

O QUE É?

Filosofia vem de duas palavras gregas: “filo” ou amigo e “sofia” ou sabedoria. Um filósofo não é detentor de todo saber, mas um aficionado e sério pretendente à sabedoria. Heródoto, em 484-425 a.C., referiu ao termo filosofia pela primeira vez como o esforço para se adquirir novos conhecimentos. Creso, o rei da Lídia, disse ao legislador ateniense: “ouvi dizer que viajaste por muitas terras filosofando, buscando novos conhecimentos”.

A versão que mais me agrada para explicar a origem do termo Filosofia atribui o uso pioneiro a Pitágoras quando lhe perguntaram sobre em que arte era versado e respondeu: em nenhuma, sou um filósofo, um estudioso e amigo da sabedoria. Os sofistas contemporâneos de Sócrates empregava o termo filosofia para designar cultivo sistemático de qualquer conhecimento.

A Filosofia representa uma visão do mundo, uma concepção de vida que o homem adota para uso pessoal. Esta pessoa tende a ser criativa, alegre e agradável. Por isto mesmo, a Filosofia é a mãe de todas as ciências! Um cientista
tende a ser um filósofo, é inquieto, abrangente, questionador por excelência; o pesquisador é cumpridor de tarefas, executor de protocolos e conformado com resultados, sem questionar desdobramentos!

Quantas vezes ou quanto tempo faz que não dialogas consigo mesmo andando nas calcadas, praças e praias? Qual a última vez que na varanda de sua casa, naquela cadeira gostosa, sem livro e sem celular na mão, questionou seus últimos atos, decisões e sentimentos? Você teria coragem de fazer um jogo da verdade de questionamentos sobre qualquer tema em torno de uma mesa, sem celulares ligados?

TRABALHO?

Filósofo, artista, músico e escritor enfrentam uma situação comum em suas vidas. Pessoas com frequência perguntam: além de pensar, cantar, pintar ou escrever, com o que você trabalha?
Pode se responder com outras perguntas: .. e você, além de trabalhar como máquina humana treinada, executar suas habilidades de contar e acumular o vil metal e ou de praticar o amor/sexo como obrigação social, o que você pensa sobre a vida? Ou: Por que estás aqui? Nutres amor com o próximo ou ele apenas é o próximo a ser batido ou abatido?

Todo 16 de novembro é Dia Mundial da Filosofia. Saí por aí, viajando nas ondas do pensar, sentir e admirar com olhos e mente bem abertos! Acreditem a humanidade, a vida e a oportunidade de saborear o vento e tatear o sol, são lindos. Tente não terceirizar, pense por você mesmo! Mas, se mesmo assim, pensamentos de algum filósofo surfar a sua memória, agradeça, pois para chegar a estas conclusões, este amigo do pensar dividiu com você o que um humano tem de melhor: o pensar e o sentir!

Viva a Filosofia e os filósofos!

*Alberto Consolaro é professor titular da USP - Bauru. Escreve todas as segundas-feiras no Jornal Cidade

Nenhum comentário: