AGENDA CULTURAL

30.1.18

Orquestra de Berimbaus se apresenta no Sesc Birigui na quinta, dia 1º

Grupo paulistano coordenado pelo Mestre Dinho Nascimento é modelo de inclusão social; outras atividades envolvendo o universo da capoeira também estão programadas para este mês

A cultura da capoeira será celebrada em diversas atividades no mês de fevereiro no Sesc Birigui. A primeira atração do mês é a aula aberta Capoeira com Orquestra de Berimbaus, uma vivência de capoeira com apresentação da Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, de São Paulo, nesta quinta, dia 1º, às 19h, no Teatro da instituição. A entrada é gratuita e a atividade integra a programação do Sesc Verão.

O grupo é um modelo de inclusão social e sustentabilidade que valoriza a capoeira enquanto manifestação e patrimônio cultural brasileiro, caracterizado pela interpretação própria e singular de ritmos brasileiros, como o samba de roda, congo-de-ouro, barravento, além de ladainhas, chulas e corridos, tudo com arranjos arrojados de Mestre Dinho Nascimento.

Criada em 2007, a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene é formada por capoeiristas, músicos e pessoas da comunidade e, além de valorizar os fundamentos da capoeira, tem uma proposta musical, tanto na interpretação dos toques tradicionais, quanto na escolha do repertório que inclui ritmos de outras manifestações populares. 

Os berimbaus são afinados e agrupados em naipes, vozes entoam os versos e há utilização de outros instrumentos, como o guimbarde ou trump (berimbau de boca), agogô, pandeiro, reco-reco, ganzá, triângulo, atabaque, kalimba e n'tama (talk-drums). 

Além da orquestra, as outras atividades relacionadas a capoeira neste mês são: Luta, Brasil!: Capoeira, com Peterson (Petty), de 8 a 22, às quintas, das 19h às 20h30; CriançAngola, no dia 17, das 15h30 às 17h30, com Guga Cacilhas, professor de Capoeira Angola; e Confecção de berimbaus, com Ednilson Victorino (Treinel Molejo), nos dias 24 e 25, sábado e domingo, das 10h às 13h. A participação em todas elas é gratuita.


Confira abaixo mais informações sobre as atividades:

Aula aberta – Sesc Verão
Capoeira com Orquestra de Berimbaus
Vivência em capoeira e apresentação da Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene. O grupo é um modelo de inclusão social e sustentabilidade que valoriza a capoeira enquanto manifestação e patrimônio cultural brasileiro, caracterizada pela interpretação própria e singular de ritmos brasileiros como o samba de roda, congo-de-ouro, barravento, além de ladainhas, chulas e corridos, tudo com arranjos arrojados e inéditos de Mestre Dinho Nascimento.
Dia 1, quinta, das 19h às 20h30
No Teatro - Sesc Birigui 
Livre - Todas as idades
Grátis 

Vivência
CriançAngola
Com Guga Cacilhas, professor de Capoeira Angola do grupo "Semente do Jogo de Angola". Vivência que potencializa dinâmicas corporais, para crianças de 3 a 6 anos, usando o repertório da Capoeira Angola, instrumentos musicais, ritmos e canções.
Dia 17, sábado, das 15h30 às 17h30
No Espaço de Brincar - Sesc Birigui
Livre - De 3 a 6 anos
Grátis

Vivência 
Luta, Brasil!: Capoeira - Sesc Verão
Com Peterson (Petty)
O objetivo das aulas é que os participantes vivenciem os fundamentos básicos da capoeira, em atividades lúdicas que respeitam as capacidades e individualidades.
De 8 a 22, quintas, das 19h às 20h30
Gramado das Palmeiras  – Sesc Birigui
Não recomendado para menores de 12 anos
Grátis

Oficina
Confecção de berimbaus
Com Ednilson Victorino (Treinel Molejo)
Nesta oficina, cada participante irá confeccionar seu próprio berimbau e, com ele, exercitar noções de toques (Angola, São Bento Grande e São Bento Pequeno) e afinação.
Dias 24 e 25, sábado e domingo, das 10h às 13h
Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) – Sesc Birigui
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis - Inscrições no Portal Sesc - Vagas limitadas

Nenhum comentário: