AGENDA CULTURAL

24.2.18

Um blogueiro nas academias de letras












Hélio Consolaro*
Atualizado em 25/2/2018

Se não  bastasse uma academia, a Araçatubense de Letras, terei outra, a Andradinense de Letras. Ambas têm a mesma sigla, AAL; moram no meu coração e nas quais sou membro efetivo.

A primeira NÃO permite a participação de escritores de outras cidades como membro efetivo e precisam ter um livro publicado, com um número restrito de 20 acadêmicos. A segunda possui estatutos mais liberais. Fui convidado porque publico semanalmente no Jornal da Região, de Andradina, como faço noutros jornais de outras cidades e tive minhas crônicas reconhecidas por escritores andradinenses. 


O mentor da Academia Andradinense de Letras é Ronaldo Mainardi, que também administra o clube Roda Viva, da terceira idade. Isso não quer dizer que só haja velhos ocupando as cadeiras, há jovens, como Jean Oliveira. A primeira reunião do processo de fundação da qual participei (24/2/2018) foi bastante alegre.

O grande orgulho literário de Andradina é Cora Coralina, pois morou no município, por isso o seu nome foi repetido várias vezes durante a reunião. 

Essas academias de letras do interior são uma ferramenta dos escritores locais para reunir sua insignificância. Dentre nós, não há nenhum autor de best-sellers, quando um de nossos livros chega à segunda edição, fazemos uma festa.  Mas insisto, sem as tiragens de 500 exemplares, não teríamos aquelas que chegam a milhares, somos a base. Prestigiar a cultura local, a literatura regional é um movimento de resistência à globalização cultural pasteurizante.


Andradina tem a fama regional de ser um seleiro de bons jornalistas, e lá encontrei Antônio José do Carmo que agitava a região com suas reportagens no jornal O Estado de São Paulo, mas chegarão outros. 

Membros: Ronaldo Mainardi (presidente), Márcia Barreto Canevari (vice-presidenta), Mauro Máximo (primeiro secretário), Antônio José do Carmo (segundo secretárioo), Luzimar Rodrigues da Silva (primeiro tesoureiro), Marisa Mariani Pardo (segundo tesoureiro), Aparecido José Gomes (diretor artístico), Nei Fernando Vital Pinto e Paulo Rodrigues Novaes (diretores jurídicos); Professor Moisés da Silva, Rubens Bizarro Romariz e Gil Ortuzal (membros do Conselho Fiscal). Outros membros: Hélio Consolaro, Jean Oliveira (ambos de Araçatuba),  Marlene Gasparelli, Cido Gomes e Waldeck Moraes Neves (Mirandópolis). 

Com certeza, a Academia Andradinense de Letras, como sucessora da Aliança dos Literatos de Andradina - ALIANDRA (1993) -  movimentará a literatura da Noroeste, mas não esquecerá que faz parte do mundo cultural também.
Fotos: Antônio José do Carmo

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor.

Nenhum comentário: