AGENDA CULTURAL

13.10.18

Rumo ao Sul: Deus não tem dono




Dois exemplares do livro


*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Araçatuba-SP

Continuo sócio da TAG, mas troquei de pacote, agora sou da TAG Inéditos. Eu queria saber qual era a diferença. Já no primeiro volume, a descobri. Inéditos são mais atuais, mais fáceis de ler, são ainda livros não publicados mercado editorial brasileiro.

Acabei de ler "Rumo ao Sul" (301 páginas, brochura), de Silas House. Comecei e não queria largar. Além disso, aborda um tema bem quente nas eleições gerais do Brasil em andamento. O preconceito com a população LGBT. Silas House está no segundo casamento, no primeiro teve duas filhas; no segundo tem o caráter homoafetivo. O livro mostra o farisaísmo hipócrita das igrejas.

RESUMO DO LIVRO: após uma enchente que destrói a cidade onde reside, o pastor Asher Sharp, onde ele tenta apoiar um casal homossexual, e de deixa levar pelos preconceitos de sua esposa, sua vida toma um rumo totalmente diferente. O ocorrido, faz com que ele reveja sua infância e adolescência, quando sua mãe expulsa o irmão homossexual de casa. O irmão mais velho, que eram muito amigos. Ele , já no passado, não conseguiu fazer frente a atitude arbitrária da mãe.



Uma edição bem feita, de forma a facilitar a leitura. Um casal que uniu-se por terem a mesma fé. Ele foi lendo e crescendo, verificando que o que pregava não tinha nada haver com a espiritualidade. Que sua leitura da Bíblia era equivocada. Sua esposa, não parou no tempo, uma pessoa com conceitos rígidos.

Eles tem um filho de nove anos, menino sensível, o que incomoda a mãe. Li em menos de cinco dias. Ele diante do impedimento de conviver com o filho, numa decisão judicial, foge com o menino em busca de seu irmão.

Encontra o irmão, agora padre. Mora por três meses em Key West, trabalha e conhece pessoas amorosas. O lugar onde vivem esse período é paradisíaco.

Ao encontrar o irmão, se dá conta que tem que voltar, que não pode manter-se com o filho fugindo sempre. O livro termina ele ainda preso.

Eu que trabalhei sempre com os conflitos humanos que produziram crime, o que continua a me chocar, e uso da pena de prisão para resolver conflitos familiares, que necessitam de falas, de círculos restaurativos. Que finalidade tem a prisão ai?

Na visão do menino, a mãe, inicia algumas modificações, e promete que irá defender o pai, para que ele saia mais rápido da prisão.

O tio, não conseguiu perdoar o irmão que não foi em sua busca quando fugiu de casa. (Blog Risco e Rabisco).

Gostei muito do capítulo 2 da terceira parte: "Canção para uma gaivota", quando o narrador diz: "O oceano é um mistério, como Deus. Ambos são tão grandes que não podemos ver tudo ao mesmo tempo, mas podemos captar pedaços aqui e ali. Justin acredita que Deus é tão grande quanto o oceano. Até maior. [...] Eles acham que Ele é pequeno o bastante para caber em uma igreja, em uma bandeja de oferendas ou em um livro antigo."

Ler Rumo ao Sul faz bem. Fortalece para quem já tem uma visão holística da vida ou abre a cabeça de quem a tem fechada para o universo, para Deus, para a solidariedade entre os homens. Ele lasca até uma rocha. 

Nenhum comentário: