AGENDA CULTURAL

23.3.19

As abelhas produzem alimento que não é o mel

Enxame de abelha oropa
* Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

No fundo de meu quintal, no muro, há mais de 30 anos, existe um enxame de abelha jataí. Nunca tentei mexer nele. Continua no mesmo lugar.

Enquanto as abelhinhas jataí viviam, cumpriam a sua função no planeta,  o Meninão crescia e foi estudar biologia em Campo Grande-MS, e se especializou em polinização em Uberlândia-MG e Brasília-DF.

A jataí produz pouquinho mel, mas serve para curar um monte de doenças, segundo a crença popular. E há outro paradoxo: o mel dessa abelha era vendido aos litros pelas ruas da cidade. Não sei se ainda é, se a vigilância sanitária permite. 

Abelhas arapuã (ou arapuá), também chamada de abelha-cachorro, aquela que se enrola em nossos cabelos, sempre vinham beber da água doce que preparo para os beija-flores (também polinizadores) que visitam o meu quintal. 

Como não há mais flores pela zona rural, tais aves se sujeitam a se servir da água doce. Essas abelhas escuras, de mel pouco apreciado, a arapuã, sumiram. Certamente, algum destruidor da natureza jogou veneno no enxame ou ele foi incendiado. 


Apicultor - retirando o mel
A maior utilidade das abelhas para o ser humano, sejam elas de qualquer tipo, não é produzir o mel, mas transportar involuntariamente o pólen entre as flores, fecundá-las. E sua defesa é o ferrão de cada inseto. Mexeu, se meteu com elas, a ferroada deixa a marca. E se o ataque for do enxame, pode dar hospital. Mas nem todas são agressivas.

O Meninão, que agora mora em Catalão-GO, tem dois limoeiros no quintal de sua casa. Davam poucos frutos, quase nada, mas como é biólogo, entende de polinização, trouxe um exame de abelhas e pôs numa caixinha no beiral da casa. Então, caro leitor, os galhos dos limoeiros quase não suportaram a carga de frutos. Na última viagem, trouxe para Araçatuba-SP caixas cheias de limões para distribuir aos parentes.

Um bom agricultor, que tem consciência ecológica, não pulveriza sua lavoura com inseticida que mata também as abelhas. Aliás, um bom "agro" pratica a apicultura no entorno de sua roça, de sua plantação, de sua fazenda para que haja uma produção mais farta de sua lavoura.  

LEIA AS SEGUINTES REPORTAGENS, CLICANDO EM CADA UMA DELAS

Por trás do alimento

Fim das abelhas?

Informações sobre a abelha jataí


Nenhum comentário: