A plenitude de ser professor requer valorização social e remuneração digna! |
Quase ninguém opta por ser professor por duas razões muito
simples: 1ª) Uma profissão deve lhe dar distinção e orgulho a si mesmo na
sociedade que vive, incluindo a sua família. O respeito está inserido na
distinção. 2ª) A remuneração da profissão deve lhe oferecer dignidade de viver
a começar pela vestimenta, alimentação, transporte, lazer, moradia e
aposentadoria.
DUAS HISTÓRIAS
A primeira se deu no respeitável Japão. Por onde passa o
venerado imperador, todos indistintamente se curvam frente a ele em uma
deferência superespecial. Apenas os professores não precisam fazer tal
cumprimento, pois um certa vez ele determinou: “professores estão dispensados
desta forma de se portar frente ao imperador, pois se não houvessem
professores, não haveria imperadores!“ O líder de uma nação, necessariamente,
tem que ser um sábio.
A segunda história dizem que aconteceu na Alemanha, onde a
primeira ministra Ângela Merkel em seus debates e discussões, teve que se
explicar em uma assembleia de magistrados, sobre porque não concordava com a
remuneração que pleiteavam para as suas atividades. Ela explanou e serenamente
saiu mais admirada do que entrou naquele recinto: “ no país eu devo ter como
parâmetro de remuneração os professores; nenhuma profissão deve ganhar mais que
os professores, pois sem eles não haveria nenhuma outra profissão!”
CONHECIMENTO
Por onde queira circular no mundo do conhecimento ou da
informação entre na internet veja os bancos de dados, os vídeos, consulte as
mídias e vejam os sites. Se quiser fazer de forma antiga, vá até a biblioteca,
circule por entre as estantes com os livros, revistas e outras formas concretas
de dados, o que também é muito bom. Um professor não deve ser respeitado e
muito bem recompensado pelo que leu, assistiu ou ouviu na vida. O professor
trabalha a informação, extrapola e aplica o que chamamos de conhecimento. A
isto também se dá o nome de sabedoria.
Conhecer é pensar, tem relação direta com o saber da
finalidade das coisas e da razão de ser! A história é a história do
conhecimento e conhecimento verdadeiro é aquele que atinge as razões e causas
das coisas, não simplesmente as coisas. Pensar é prerrogativa, direito e
obrigação perante a vida recebida. No momento em que o homem procura ultrapassar o
simples conhecer pelo empenho em pensar, vai despontando o elemento básico do
viver com a abstração, reflexão, crítica e a objetividade. E não há razão para
temer o espírito crítico e a reflexão viajante de um pensador, pois não há
razão para temer a verdade.
SABEDORIA
“O que muda um povo e seu país, não é simplesmente a
educação, mas sim a cultura, criando-se acesso e estimulando-a em todos os
níveis sociais, econômicos e etários!“. Uma escola é lugar para se praticar a
abstração e a reflexão a partir do conhecimento. A educação na escola serve
para fazer dela, uma maternidade da cultura!”
Um homem sábio é sereno, elegante e seguro. Ele usa toda
informação, todo conhecimento, toda capacidade de abstração para refletir e
tomar as melhores decisões. O professor na acepção da palavra é assim: diante
do conhecimento que se buscou ou se apresentou, ouve todas as possíveis
interpretações, abstrações e reflexões, conduz o pensamento para um caminho do
consenso dentre as diferentes possibilidades.
Sem o consenso nas diferenças, nunca seremos iguais na
convivência com paz, respeito e democracia. O professor desde o ensino primário
até a pós-graduação, ao fazer o seu papel ensina necessariamente a ser
democrático, pacífico e respeitador do pensamento e do jeito de ser do outro.
O
outro é aquele que Jesus chamou de “próximo” e que aliás faz parte de uma “família”!
Todos somos o próximo de Jesus e representa a família que temos, incluindo os
mais desqualificados e desprezíveis da sociedade!
FINALMENTE!
Alberto Consolaro Professor Titular da USP em Bauru |
Ser professor é ser democrata, é induzir reflexão, é ser
crítico e analítico com qualquer ideia, é fazer o outro pensar! Ser professor é
induzir os alunos a amarem um ao outro, mesmo que muito diferentes entre si!
Talvez por isso que uma pesquisa mundial revelou que o Brasil é o país que menos
valoriza no mundo, em todos os sentidos, a figura do professor!
A educação e a cultura choram!
Observatório
CARDÍACOS – Pela talidomida
em 1960, a FDA recomendou que mulheres com possibilidade de engravidarem não
entrassem nas fases iniciais dos ensaios clínicos. Os experimentos não usam
mulheres ou fêmeas, alegando-se que as alterações hormonais confundiriam os
dados, as mulheres ficariam grávidas e provocariam defeitos congênitos. Na
cardiologia, as doenças afetam diferentemente mulheres e homens, mas apenas um
terço dos estudos incluem mulheres como foi publicado no “J. Amer. College of
Cardiology”. E agora?
INSULINA– Uma
insulina inalável de ação rápida para diabéticos foi aprovada pela Anvisa e
pode vir a substituir parte das injeções diárias dos pacientes. Nominada de
Afrezza, a insulina inalável deve ser usada antes das refeições e em conjunto
com insulinas de ação lenta ou basais usadas para controlar o nível de glicose
nas madrugadas. Esta insulina não tem nada a ver com a aprovada pela Anvisa em
2006 da Pfizer que, um ano depois, a retirou do mercado, provavelmente por que
o inalador era muito grande.
Parte Superior
INCRÍVEL: 9,3% AINDA
FUMA!
Em 2018, se declararam fumantes 9,3% dos brasileiros na
pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde. Estava estagnado em 10,2 e 10,1% (2017
e 2016) e o resultado se deu graças às políticas de controle do tabagismo. As capitais
menos fumantes são Salvador e São Luís com 4,8%. As piores: Porto Alegre, São
Paulo e Curitiba (14,4 - 12,5 - 11,4%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário