AGENDA CULTURAL

19.7.19

O homem foi à Lua. Verdade?


Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Cristóvão Colombo provou na prática a tese de que a terra é redonda, lá no século 16, mas eu não existia, fiquei sabendo por meio dos estudos na escola.

Nunca duvidei disso, porque a história é contada como na corrida do bastão, cada geração vai passando os conhecimentos acumulados para outra por meio da escrita. Se eu duvidasse da história humana, eu poderia também não crer na Bíblia.

No caso da chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, ano em que comecei minha faculdade, não vi, não viajei com os astronautas, mas confio em quem transmitiu o fato. A TV naquela época ainda era em preto e branco em Araçatuba, eu nem tinha o aparelho em casa, então fui de televizinho.

O poeta Carlos Drummond de Andrade, ainda vivo, ironizou (não duvidou) o feito com seu poema "O homem; as viagens",  querendo algo mais do ser humano:

Só resta ao homem
(estará equipado?)
A dificílima dangerosíssima viagem
De si a si mesmo:
Pôr o pé no chão
Do seu coração
[...]
O homem
Descobrindo em suas próprias inexploradas entranhas
A perene, insuspeitada alegria
De con-viver

Desde aquela época, havia gente que duvidava da veracidade da viagem espacial. Pesquisa recente da Folha de São Paulo mostrou que ainda 26% duvidam e 4% não querem nem saber. O percentual de 70% têm certeza de que naquele dia foi dado um grande passo científico.

O grande percentual de quem não acredita é gente com pouca escola, mas há também gente que frequentou universidade apenas para tirar o diploma universitário e arrumar emprego que negam a veracidade da viagem espacial.   
A viagem espacial foi realizada no contexto histórico da guerra fria, numa disputa de poder entre Estados Unidos e antiga União Soviética: demonstração de poderio. Mas isso não lhe tira a credibilidade.

Naquela viagem de concentração de forças, temos descobertas científicas e invenções que usamos ainda hoje, como o celular e o computador.

A ciência é um conhecimento nosso sob o efeito da observação humana, da sistematização do conhecimento, com todos os limites possíveis; a fé depende da crença.

A ciência não pede que a pessoa creia nela para usar um celular ou computador, para ficar apenas nesses dois avanços tecnológicos. Atualmente, há muitos oportunistas apresentando apenas um arremedo da fé. Ela merece mais profundidade.

Em épocas de conflitos mais radicais entre religião e ciência, criou-se a imagem de que todo cientista é ateu. Eu não sou ateu, mas por que uma pessoa não pode ter a liberdade de sê-lo. Como já disse o Papa Francisco: às vezes, os ateus têm melhores atitudes diante da vida do que os cristãos.

OUÇA REPORTAGEM EM ÁUDIO DA FOLHA DE SÃO PAULO SOBRE OS 50 ANOS DO HOMEM NA LUA. CLIQUE AQUI.

MÚSICAS DE GILBERTO GIL



Um comentário:

Unknown disse...

Também estou na mesma estrada. Sou mais velho do que meus avós. Onde esse mundo vai parar?