AGENDA CULTURAL

3.8.19

Só acredite se vir o certificado - Alberto Consolaro

Na análise de currículos se deve conferir os originais, pois muitas informações incluídas são falsas e não comprovadas!


Mentira e falsidade se têm nos currículos e apresentações para emprego, candidaturas eleitorais e para impressionar na internet. Para não ser enganado, desconfie de citações de cursos, estágios, “pós-doc”, fellow, especializações, MBA e outras atividades em universidades como Harvard, MIT, Cambridge, Boston, New York, Los Angeles, Sorbonne, Londres, Paris, Montreal, Toronto, pois são famosas e respeitadíssimas e levam o nome de suas cidades.

Se achar citações destas universidades em um currículo, peça imediatamente o comprovante chancelado pela universidade, solicite mais informações, cheque, pois a chance de ser informação falsa ou parcial é muito grande. Se tens no seu currículo um titulo, mestrado, doutorado ou outra atividade em uma dessas universidades, quando for citar, mencione o ano, o tempo que ficou, detalhe suas atividades por lá, para prevenir-se de chacotas ou falarem que é “fake” aquela informação.

Parece absurdo, mas está ficando brega dizer que se fez curso, estágio ou se é doutor por Harward, por exemplo, pois são tantas as pessoas como candidatos, ministras, ministros, senadores e deputados e outras que os colocam em seus currículos sem ser verdade, que não se pode acreditar de primeira. 

Participo de muitas bancas examinadoras, tenho a oportunidade de examinar muitas aulas, provas e currículos. Nos concursos mais sérios, os candidatos a professores e títulos tem que apresentar os respectivos certificados e deixar os comprovantes originais do que descreveram nos currículos. São até dezenas de candidatos e as bancas examinadoras muitas vezes não fazem a checagem um a um dos documentos.

INCRÍVEL
Nos currículos é muito comum certificados não verdadeiros e nem originais; não são reconhecidos e nem registrados pelas instituições que os emitiram! A maioria nem é possível ser checada a origem, pois não tem registros em nenhum lugar. Muitos destes cursos, nunca existiram! 

Certificados são apresentados sem assinatura do emitente, outros sem o nome da pessoa, vazio no lugar do portador, quase um cheque em branco. Muitos certificados são de cursos e atividades de um mesmo congresso e realizados no mesmo dia e no mesmo horário: mas, como alguém estaria em mais de um lugar ao mesmo tempo!

Nos currículos é normal referir se como pós-graduado por tal instituição. Não é raro, como certificado constar um curso ou atividade de algumas horas ou semanas, sem ser um curso de pós-graduação e não condiz com especialização, mestrado ou doutorado, logo não é pós-graduação, mas consta como tal! Isto aconteceu recentemente com políticos e “celebridades”! Uma delas disse que colocou mestre, mas pega na mentira, disse que ela era mestre no dia a dia da vida!

Também é muito comum se referir a atividades “pós-doc” ou pós-doutorado. Este título na carreira não existe e refere-se a um período e ou atividades exercidas em uma universidade depois do doutorado. Podem ser atividades de pesquisa, ou para escrever um livro e até, para viver uma experiência acadêmica diferente e que contribua para a formação do indivíduo. Mas não é titulo e nem dá cargo para ninguém na carreira universitária. Pode indicar uma experiência a mais, mas não um referencial acadêmico como são, por exemplo, os títulos de mestre, doutor e livre-docência.

Muitos casos referidos como “pós-doc” na hora de ver o certificado oficial, quando há, são atividades exercidas não inseridas em um programa oficial da universidade para este exercício acadêmico, ou seja, a pessoa acha ou fala que fez um “pós-doc”, mas não tem comprovante! O mesmo acontece com o MBA, muitos dizem que tem, mas não tem o certificado registrado e reconhecido pelos órgãos pertinentes.

SUGESTÃO
Alberto Consolaro  
Professor Titular 
da USP de Bauru-SP
Eu sugiro um ponto de partida: não se acreditar em nada nas atividades descritas em currículos. 
Na internet, nas universidades, nas empresas e outras instituições solicite e 
cheque se os comprovantes e certificados são oficiais e originais: você vai se surpreender! Há uma epidemia, uma pandemia, de “fake”-sabedoria ou falsa-competência nos currículos, tanto no mundo virtual, como na vida real.

Só acredite se ver o certificado e ORIGINAL!


Observatório
 EVOLUÇÃO – Os macacos-pregos do Piauí usam ferramentas de pedra para quebrar sementes e castanhas há mais de 3 mil anos. A técnica de manuseio e construção destas ferramentas se adaptam ao alimento mais abundante da época, com pedras menores ou maiores conforme a necessidade. Isto aconteceu com ancestrais diretos do homem como chipanzés, orangotangos e gorilas na África. A técnica é ensinada um aos os outros e foi a primeira vez que isto se viu em sítio arqueológico não humano. Trabalho publicado na Nature Ecology and Evolution.

CÂNCER – No Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, pesquisadores usaram três técnicas experimentais contra o câncer de próstata humano injetado em roedores. No primeiro grupo de roedores, manipularam o gene p53 que destrói cânceres, no segundo usaram o quimioterápico cabazitaxel e, no terceiro injetaram um Adenovírus modificado com gene p53. Quando usava apenas uma das técnicas, haviam melhoras, mas quando se usou o vírus modificado junto aos demais tratamentos, a regressão foi total. Saiu na “Gene Therapy”.



AUMENTA SUICÍDIO NOS EUA!

Recorde histórico: o suicídio nos EUA aumentou 33%. Na pesquisa do CDC em Atlanta, por ano, 14 pessoas se suicidam a cada grupo de 100 mil pessoas. O aumento se deu em todos os gêneros, idades, raças, idades e etnias. As causas são acesso fácil às armas, dificuldades econômicas e uso de drogas como a heroína! São milhares de pessoas. E por aqui?

Nenhum comentário: