AGENDA CULTURAL

29.10.19

Já comeu sem lábio ou palato? - Alberto Consolaro


Sem lábio superior e céu da 
boca completos, as dificuldades ao comer 
e beber tiram a qualidade de vida, como 
nesta criança fissurada!



Saber e sabor são iguais na raiz da palavra e nos dão um prazer indescritível de sentir sem um nome específico, que talvez se aproxime do que chamamos de êxtase. Como é bom este prazer gostoso ao comer, beber, engolir e lamber.

Imagine a comida bater no céu da boca e sentir o que foi ingerido com a língua levando a massa em dobras e redobras, em um sorve e reabsorve de sabores. O palato tem alguns botões gustativos, verdadeiros sensores neurais para este sentido, mas a grande maioria, está na língua! O nome palato foi dado por que se chegou a pensar que o gosto ou paladar era captado exclusivamente no céu da boca ou teto desta maravilhosa cavidade como se fosse um dos telhados da cidade.

É romântico dizer que na vida, se perder o teto da casa, terás como telhado o céu estrelado e clareado pela luz da lua a refletir todo o brilho do sol que puder captar para se explicitar e exibir-se aos corações dos apaixonados. Você, provavelmente, não valoriza tanto quanto deveria, mas já pensou viver sem o céu da boca! Deve ser um inferno.

Não é imaginável, mas tente comer ou beber sem o palato e os lábios com seus movimentos e tegumentos funcionais e sensuais! O nariz será entupido e inundado por alimentos. As ondas dos líquidos rebaterão nas conchas nasais, tal qual as águas revoltas nas rochas do mar, refluindo-se para todos lugares junto com a tosse, enjoos e engasgos em seus movimentos.

Como será beber sem o lábio completo, faltando-lhe uma parte! E o constrangimento dos líquidos escorrerem pela roupa junto com a sua dignidade puxada pela vergonha total de existir! Fica quase impossível comer com as pessoas ao lado, menos ainda se for em um jantar ou restaurante.

O amor tem a parte sexual e requer um ritual, por mais maluco que seja. Sem os lábios e palatos completos, deve ser muito difícil amar, pois a sociedade nos padroniza com seus estereótipos. Os dedos escorrendo carinhosamente pelos detalhes da face em suas linhas tortuosas, um olhando no outro, ouve-se o sussurrar a dizer: “eu te amo mesmo que diferente dos outros e de mim!” Quantos têm este poder da sublimação do físico para o lado espiritual do ser amado? Talvez os anjos!

Tento compartilhar meus sentimentos com as dificuldades dos fissurados labiais e ou palatinos, com os sindrômicos que não controlam seus movimentos, com os pacientes oncológicos que operados ficam mutilados na boca e face, com os acidentados que perderam seus maxilares e dentes, com os assustados portadores de lesões bucais, assim como com os vitimados da violência doméstica e urbana na guerra civil que vivemos!

Uma ong, a “Céu da Boca”, foi criada em São Luís, no Maranhão, para que singelamente, possa dar esperança e devolver, mesmo que seja em parte, a alegria de quem procura ter a boca sã e a face restauradas junto com a autoestima e a coragem de dizer: superei, agora quero buscar os outros sonhos na minha vida!
 
 Alberto Consolaro – 
Professor Titular da 
USP - FOB Bauru-SP  
- consolaro@uol.com.br


Observatório

PELA GENTE – Um país se faz com gente, 
as empresas e economia são apenas ferramentas para se viver bem. 
Na Alemanha, para preservar os insetos, especialmente as abelhas, inicia-se em 
2020 uma redução gradativa do uso na agricultura do herbicida Glifosato, com eliminação completa até 2023.
EFEITOS – Glifosato mata quase todas 
ervas daninhas da agricultura ao inibir uma enzima necessária no crescimento vegetal, mas não atua em culturas transgênicas de milho e soja. Não deveria atuar em animais, mas estudos recentes revelam que provoca intensa mortandade nos insetos 
polinizadores vitais para a agricultura. 

ORGANIZADAS E PRODUTIVAS !

Na lista “THE” das melhores universidades, estão 46 brasileiras e a melhor delas é a Usp, junto com outras 28 federais, 10 estaduais 
e 7 privadas. A partir da desmontagem das universidades pelo atual governo, muitas poderão cair ou sair da lista! Que pena!

Nenhum comentário: