AGENDA CULTURAL

23.10.19

Músicos que acompanharam Tim Maia fazem show no Sesc Birigui nesta sexta (25)


Do Leme ao Pontal, ou melhor, do Oiapoque ao Chuí, a voz de Tim Maia ecoou. Ele cantava que queria sossego, mas era pura turbulência. O comportamento um tanto polêmico, porém, não apagou a preciosidade de sua voz, de suas músicas e de sua interpretação. Muitas das canções gravadas por ele se tornaram clássicos, imortais e celebradas pelo público como joias da música brasileira.

E, junto com o cantor, marcou presença também nos palcos e em seus discos a antiga banda Vitória Régia, que o acompanhou por quase 20 anos. Para levar adiante os sucessos de Tim Maia, parte dos instrumentistas da big band se reuniu para formar a Banda do Síndico, que se apresentará no Sesc Birigui no dia 25, sexta, às 20h. O show terá entrada gratuita, sem distribuição de ingressos.

O tributo ao Rei do Soul Brasileiro será marcado por canções como “Primavera”, “Azul da cor do mar”, “Gostava tanto de você”, “Chocolate”, “Sossego”, “Dia de domingo” e “Não quero dinheiro”, que serão interpretadas não só pelos instrumentistas, mas também por um cantor: Bruno Maia. O show ainda contará com a participação especial da cantora bauruense Adriane Calixto.

Além de Bruno, a Banda do Síndico é oficialmente composta por Tinho Martins (sax e voz), Silvério Pontes (trompete), Paulinho Black (bateria), João Bosco (teclado), Adriano Giffoni (contrabaixo), Jeferson Victor (trompete), Nando Chagas (guitarra), Jhonson Almeida (trombone) e Fabiano Segalote (trombone).

Tinho, Paulinho, Toca, Adriano e Jeferson são os músicos que integraram a antiga Vitória Régia. Dentre eles, Tinho foi o que ficou por mais tempo (de 1981 a 1997) no grupo original e era mais próximo de Tim Maia - o Síndico foi padrinho de seu casamento.

Com a atual formação, a banda já passou por lugares e festivais como Bourbon Festival Paraty (RJ), Imperator (RJ), Blue Note Rio, Blue Note São Paulo, Teatros Rival e João Caetano (RJ), Teatro Sala Baden Powell (RJ), SESC Pinheiros (SP), Cultural de Juiz de Fora (MG) e Festival Gastronomia Araxá (MG), entre outros.

História
O nome da banda que acompanhou Tim surgiu do endereço onde ensaiavam: ladeira Vitória Régia, 165, no Rio de Janeiro. A Vitória Régia foi formada em nos anos 1970 e trabalhou com o cantor até os últimos dias de sua vida. Os músicos estavam com ele gravando um espetáculo acústico para o canal Multishow no Teatro Municipal de Niterói, quando, nos primeiros minutos da apresentação, o cantor se sentiu mal. Ficou internado e, uma semana depois, Tim Maia faleceu, em 15 de março de 1998.



Serviço

Show
Banda do Síndico
Dia: sexta, dia 25
Horário: 20h
Local: Quadra Poliesportiva do Sesc Birigui
(Rua Manoel Rodrigues Ventura, 121, Vl. Xavier)
Entrada gratuita – sem distribuição de ingressos
Informações: (18) 3649-4730 e (18) 3608-5400
www.secsp.org.br/birigui

Nenhum comentário: