AGENDA CULTURAL

23.10.19

Sesc Birigui abre inscrições para cursos de novembro

Atividades são gratuitas e inscrições são feitas pelo Portal Sesc
Thomás Enlazador, Bruno Carneiro e Emiliano Capozoli ministram cursos no Sesc Birigui em novembro

No mês de novembro, a programação do Sesc Birigui segue com atividades formativas gratuitas para públicos diversos, nas áreas de Cinema, Meio Ambiente e Fotografia. As inscrições devem ser feitas pelo Portal Sesc (www.sescsp.org.br/birigui), na aba “cursos”.

O primeiro curso do mês é Direção e Estilo de Grandes Cineastas, que acontece dos dias 5 a 9, terça a sexta, das 19h às 21h30, e no sábado, das 14h às 17h. Serão abordados os principais conceitos da linguagem cinematográfica e a forma como são utilizados por vários cineastas na criação de seus estilos. A atividade é recomendada para jovens e adultos com a partir de 16 anos.

O diretor, educador e roteirista Bruno Carneiro ministrará o curso. Bruno foi assistente de Cao Hamburger e participou da equipe de assistência de direção do longa-metragem "Bicho de Sete Cabeças", de Laís Bodanzky. Dirigiu e escreveu cinco curtas-metragens selecionados (e premiados) para festivais internacionais.

Dentro do segmento de Meio Ambiente, acontece de 20 a 22 (quarta e quinta, das 18h30 às 21h30, e sexta, das 17h às 20h) o curso Design Social Permacultural: Cuidar das Pessoas, com o terapeuta e ambientalista Thomás Enlazador. A atividade parte do princípio de que cuidar das pessoas é um dos pilares da Permacultura; entende-se que, se as necessidades das pessoas são supridas de maneira compassiva e simples, o ambiente em torno delas irá prosperar. Também recomendada para jovens e adultos com a partir de 16 anos.

Thomás Enlazador é educador sócio-ambiental pelo Bem Viver, e tem trabalhado com as comunidades tradicionais indígenas e anciões das Medicinas Vibracionais e dos encantos da Floresta. Percorreu inúmeros biomas, países e continentes como pesquisador e difusor de Tecnologias para a Saúde e Meio Ambiente. É autor do livro “Almanaque para Práticas Sustentáveis”.

E, para fechar o mês e dar as boas-vindas a dezembro, o jornalista, repórter fotográfico e videorrepórter Emiliano Capozoli estará no Sesc Birigui para ministrar o curso Fotojornalismo em Pautadias 30 e 1º/12, sábado e domingo, das 10h às 16h. Recomendada para pessoas com a partir de 18 anos, a atividade apresentará o passo-a-passo para a produção de uma pauta fotográfica de jornal: o que é, como produzir e legendar, estrutura de uma fotorreportagem e maneiras de abordar o assunto na rua. Haverá saída fotográfica com posterior edição, legendagem e discussão em grupo do material produzido.

Emiliano Capozoli foi vencedor do Prêmio Abril de Jornalismo de 2013 e 2016, e do Prêmio Globo de Jornalismo 2016. É mestre em fotojornalismo e fotografia documental pela London College of Communication, em Londres, e estudou cinema em Paris, na Université Nouvelle Sorbonne Paris 3. Colabora com publicações como Istoé, Exame, Placar, Época, Folha de S. Paulo, TV Folha, The Sun, UOL, Terra, entre outros. Já teve suas fotos expostas na Inglaterra, França, Suécia e Brasil. Ministra oficinas em espaços como Sesc, Instituto Internacional de Fotografia em São Paulo e Oficinas Culturais do Governo do Estado de SP.

O Sesc Birigui fica na Rua Manoel Domingues Ventura, 121, Vila Xavier. Mais informações sobre a programação completa do Sesc podem ser obtidas na página www.sescsp.org.br.

Nenhum comentário: