AGENDA CULTURAL

2.11.19

Paulo Freire é a metodologia ativa! - Alberto Consolaro

Mais de 350 escolas pelo mundo levam e perpetuam o nome de Paulo Freire, incluindo os EUA com brasões e logomarcas! 


Aprender e ensinar, reaprender e mudar: isto que justifica viver! Usar as ferramentas do saber e aplicá-las no aperfeiçoamento moral e espiritual das pessoas é praticar a humanidade. Um verdadeiro professor estimula a busca da plenitude consciente!

Educar não é formar profissionais, mas cidadãos com capacidade crítica, analítica e que saiba decidir com sabedoria e independência. A escola deve educar para formar cidadão que respeite o outro, não importando quem seja ou o que pensa.

FOI DEMAIS
Dia 19 de setembro foi o aniversário de Paulo Freire, o educador pernambucano reconhecido mundialmente como um dos principais pensadores e que criou a pedagogia da libertação ao dar consciência ao aluno como cidadão e de seu papel na sociedade no processo da alfabetização.

Ele criou um método de alfabetização de adultos simples e revolucionário. Em 1963, fez a sua primeira grande experiência, levando apenas 45 dias para alfabetizar 300 camponeses em Angicos no Rio Grande do Norte. A metodologia envolvia ensinar os fonemas de palavras que faziam parte do cotidiano dos trabalhadores.

A experiência clássica foi a alfabetização dos operários que construíam Brasília nos anos de 1960. Primeiro se apresentava a palavra “geradora”: tijolo! As sílabas eram separadas ti-jo-lo, mostrava-se as famílias fonêmicas: ta te ti to tu, já je ji jo ju e as la le li lo lu. Daí os alunos deveriam formas palavras com as novas sílabas. Ao mesmo tempo, induzia-se discussões e reflexões sobre a realidade dos alunos.

A alfabetização em massa de Paulo Freire inspirou o Plano Nacional de Alfabetização para 5 milhões de pessoas. Os analfabetos não podiam votar e o plano foi arquivado e nunca mais retomado depois do golpe de 1964. Paulo Freire considerava o ensino da época rígido e autoritário, pois as aulas eram formais e se esperavam alunos de comportamento dócil e passivo. É a “pedagogia da dominação”.

A “pedagogia da libertação” ou crítica, propunha formar pessoas capazes de tomar consciência de sua condição para mudar a situação. O educador imaginava um processo de ensino flexível e participativo, com diálogo entre professores e alunos. Hoje, Paulo Freire está muito na moda com as chamadas “metodologias ativas”! É Paulo Freire na veia e nem desconfiam disto!

RECONHECIDO!
No centro de Estocolmo, uma estátua do compatriota surpreende, mas é o brasileiro com mais título de “doutor honoris causa” em 28 universidades no exterior, com mais de 350 escolas levando seu nome. Seu método é aplicado na Áustria, Alemanha, Holanda, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. A melhor escola pública dos EUA, a “Revere High School” em Massachusetts, usa o método Paulo Freire.

A sua frase mais famosa: “Conhecimento não se transfere, se constrói”. Os democratas amam Paulo Freire! Feliz aniversário.

 Alberto Consolaro – Professor Titular da USP - FOB Bauru-SP - consolaro@uol.com.br



Observatório



BIOGRAFIA 1 – Nascido em 1921 como Paulo Reglus Neves Freire, de família pobre em Recife, tornou-se órfão aos 13 anos. Formou-se em direito e nunca exerceu a advocacia. Por ter criado um plano inovador de alfabetização de adultos, foi preso por 70 dias pela ditadura de 1964. Depois de libertado, exilou-se no Chile.

BIOGRAFIA 2 – Seu livro “Pedagogia do Oprimido” é a terceira referência mais citada nas humanidades do mundo. Foi consultor da Unesco e do Conselho Mundial de Igrejas, trabalhando em vários países. Em 1978, com a anistia, lecionou na Unicamp e PucSp. Morreu em 1997, deixando-nos mais de 40 livros em vários idiomas.


ADEUS ÓCULOS BIFOCAIS?!

Óculos para os com mais de 40 anos, precisam de focos em diferentes distâncias. Os bifocais são chatos de usar e feios. Pesquisadores de Stanford anunciaram “óculos inteligentes” com sensores que focam o que você quer ver, como nossos olhos fazem!


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