AGENDA CULTURAL

5.12.19

Corrida do Fogo 2019 de Araçatuba acontece no domingo (8)

Estão inscritas 1200 pessoas; quem não conseguiu se inscrever, pode acompanhar o evento e participar das atividades no local


A Av. Abraão Buchalla, em Araçatuba, e seus arredores estarão movimentados na manhã deste domingo (8). E o foco não serão os automóveis, mas sim os pedestres. Neste dia, acontece a 26ª edição da Corrida do Fogo, que reúne pessoas de diversos municípios da região, interessadas nos benefícios que a prática da corrida e da caminhada proporcionam.

A concentração está marcada para as 6h e às 7h30 começam o alongamento e o aquecimento. A largada está prevista para 8h (saindo da Av. Abraão Buchalla) e o encerramento, para as 10h. A Corrida é realizada em comemoração aos aniversários de Araçatuba (2/12) e Birigui (8/12), pelo Sesc Birigui, pela Prefeitura Municipal de Araçatuba (por meio das Secretarias Municipais de Turismo e de Esportes) e o 20º GB do Corpo de Bombeiros de Araçatuba.

Neste ano, foram inscritas 1200 pessoas, das regiões de Araçatuba/Birigui, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Catanduva, entre outras cidades. Dos 1200 inscritos, cerca de 55% são mulheres. A faixa etária varia de 16 a 82 anos, sendo que a maioria (pouco mais de 45%) tem entre 19 e 40 anos. Dos outros participantes, um número expressivo tem de 40 a 59 anos (mais de 30%); 8% das pessoas têm acima de 60 anos; e aproximadamente 3% são mais jovens, com entre 16 e 18 anos. Os participantes estão divididos nas categorias: trabalhadores do Comércio, Bens e Serviços; bombeiros; militares; servidores do Sesc; e geral.

Quem não se inscreveu e deseja acompanhar o evento, é só comparecer; será permitido realizar o trajeto, participar das atividades do dia ou apenas assistir (porém, não será possível fazer novas inscrições, nem o monitoramento do tempo por chip, nem será possível retirar kits).

Medalhista dos Jogos Pan-Americanos


O evento contará com a presença do atleta brasileiro Altobeli Silva, que estará no local a partir das 7h para um bate-papo com o público sobre sua experiência em corrida e realizando o percurso da prova. O corredor coleciona medalhas e teve pelo menos duas conquistas recentes importantes: foi medalhista de Prata na prova 5.000 m rasos e medalhista de Ouro na prova 3.000 m com obstáculos nos Jogos Pan Americanos de Lima, no Peru, de 2019.

Teste de velocidade
Além de acompanhar a corrida e conversar com Altobeli, quem estiver presente poderá participar de um teste de velocidade no local, entre 7h15 às 9h30, e também do aquecimento e alongamento. O teste será feito pela equipe da Ângulo Raso. No local, será montada uma raia de corrida, onde a velocidade do participante é medida levando-se em consideração o tempo que cada um leva para percorrer a distância estabelecida. O resultado é obtido com células fotoelétricas abrindo e fechando o tempo automaticamente e apresentando o resultado, instantaneamente, em um painel de LED, reproduzindo o que acontece nas provas de velocidade oficiais.

Nenhum comentário: