AGENDA CULTURAL

13.12.19

Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Birigui oferece atividades para todas as idades

Artes visuais e tecnologias são o foco de algumas das atividades deste mês no espaço; a participação é gratuita


No ETA – Espaço de Tecnologias e Artes (projeto presente em diversas unidades do Sesc SP), o objetivo é incentivar as pessoas a produzirem e criarem com as próprias mãos e experimentarem alguns processos, desenvolvendo as mais diversas práticas de tecnologias e linguagens artísticas, orientadas por educadores especializados.

Oficinas, cursos, instalações e palestras acontecem no espaço, visando o desenvolvimento artístico e a criação com diferentes materiais e diversos suportes tecnológicos.

Neste mês, há opções para crianças, jovens, adultos e idosos colocarem as “mãos na massa” e trabalharem a criatividade. As atividades são todas gratuitas e, para participar, basta comparecer ao local com pelo menos 30 minutos de antecedência do início de cada uma delas para retirar senha.

Entre as oficinas oferecidas, está a de “Patch Tropical”, nos dias 18 e 19, com a arte-educadora especialista em Moda Natália Nogueira, recomendada para interessados com a partir de 14 anos. Inspirados na biodiversidade brasileira, os participantes desenvolverão patches bordados à mão para customizar jaquetas e camisas. Patches são emblemas feitos geralmente em tecidos e bordado (na oficina serão trabalhados por meio de quatro pontos).

Natália ainda será a responsável por coordenar a oficina “Pin Cerâmico - Cultura Pop”, também nos dias 18 e 19, voltada a idosos. Os participantes confeccionarão pins (bottons) com cerâmica fria (material de modelagem que não necessita queima), para estilizar jaquetas e mochilas inspirados na cultura Pop. 

Na oficina “Pôster Serigráfico”, ministrada pela artista visual e educadora Jussara Marangoni e pelo educador do ETA Deva Bhakta, o participante aprenderá técnicas de serigrafia artesanal para a confecção de pôsteres e cartazes de seu filme, série ou temática favorita. A oficina acontece nos dias 14 e 15 e é recomentada para maiores de 14 anos.

Confira as informações sobre todas as atividades do ETA de dezembro:

oficina
Desenhe nos vidros!
Com Deva Bhakta
Usando canetas e a criatividade, as crianças são convidadas a desenhar nos vidros do Espaço de Tecnologias e Artes e a experimentar formatos, cores e rabiscos.
Sextas, das 16h às 18h
Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)
Livre
A partir de 5 anos
Grátis - Sem retirada de ingressos.
Crianças menores de 8 anos deverão estar acompanhadas dos pais.


oficina
Pôster Serigráfico
Com a artista visual Jussara Marangoni e Deva Bhakta (educador do ETA)
O participante aprende técnicas de serigrafia artesanal para a confecção de pôsteres e cartazes de seu  filme, série ou temática favorita.
Jussara Marangoni é formada em Artes Visuais pela FAAP e mestre em design pela UNESP de Bauru. É professora de artes desde 1982, tendo colaborado com universidades como Mackenzie, FAAP, Santa Marcelina, Belas Artes, PUC-SP e Unitoledo, além de ter ministrado oficinas no Sesc. Foi assistente do artista Nelson Leirner por treze anos, antes de transferir-se para o interior do Estado.
Dias 14 e 15, sábado e domingo, das 14h às 17h
Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)
Não recomendado para menores de 14 anos
A partir de 14 anos
Grátis - Entrega de senhas com 30 minutos de antecedência.


oficina
Patch Tropical
Com Natália Nogueira (arte-educadora especialista em Moda)
Inspirados na biodiversidade brasileira, os participantes desenvolvem patches bordados à mão para customizar jaquetas e camisas. Patches são emblemas feitos geralmente em tecidos e bordado (na oficina serão trabalhados por meio de quatro pontos).
Natalia Nogueira é arte-educadora especialista em Moda. Já ministrou projetos em unidades do Sesc de cidades como Bauru, Presidente Prudente, Araraquara, Catanduva, Bertioga, Birigui e São Paulo (Consolação e Vila Mariana). Tem como clientes a Editora Alto Astral, Revista Manequim, Caracho Arquitetos e conta com trabalhos expostos em mostras de arquitetura e arte como a Casa Cor SP 2017 e projeto Dafnes. Atua como professora na escola Fourc em Bauru. Também lidera o coletivo Fabro, que ministra oficinas de artesanato contemporâneo.
Dias 18 e 19, quarta e quinta, das 13h30 às 16h30
Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)
Não recomendado para menores de 14 anos
A partir de 14 anos
Grátis - Entrega de senhas com 30 minutos de antecedência.


oficina
Pin Cerâmico - Cultura Pop
Com a especialista em Moda Natália Nogueira
A cerâmica fria é um material de modelagem que não necessita queima, permitindo a produção de objetos utilitários e decorativos diversos. Nesta oficina, os participantes confeccionam pins (bottons) com este material, para estilizar jaquetas e mochilas inspirados na cultura Pop.
Dias 18 e 19, quarta e quinta, das 18h30 às 21h30
Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)
Não recomendado para menores de 14 anos
A partir de 60 anos
Grátis - Entrega de senhas com 30 minutos de antecedência.


oficina
Máquinas de Desenhar
Com Deva Bhakta
O público é convidado a interagir com as máquinas de desenhar que compõem o acervo do Espaço de Tecnologias e Artes, construídas por Maurício Zelada. Uma forma criativa e divertida de aprender o funcionamento de traquitanas e robôs e, juntos, produzir arte.
Dias 28 e 29, sábado e domingo, das 14h às 16h
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis.
A partir de 5 anos. Entrega de senhas com 30 minutos de antecedência.


Nenhum comentário: