AGENDA CULTURAL

11.1.20

Co-fundador do movimento Urban Sketcher Brasil ministra três atividades de desenho no Sesc Birigui

Movimento tem como foco o desenho de observação; atividades ministradas por Eduardo Bajzek são gratuitas e acontecem entre os dias 17 e 19

 Alessandro Couto

Partilhar ideias, trocar experiências e criar desenhos a partir da observação de lugares diversos. Estes são alguns dos objetivos dos pintores, arquitetos, jornalistas, publicitários, ilustradores, designers e educadores do mundo todo que integram a Urban Sketchers, uma comunidade global que reúne pessoas interessadas em produzir e compartilhar seus desenhos de locação.

Os trabalhos geralmente são publicados na web, junto com a narrativa e as circunstâncias em que esses desenhos foram feitos. O grupo foi criado em 2008, a partir do blog homônimo do jornalista espanhol e residente nos Estados Unidos, Gabriel Campanario.

O movimento foi trazido para o Brasil e um dos fundadores por aqui é o artista visual e arquiteto Eduardo Bajzek, de São Paulo. O artista juntou-se ao movimento como correspondente internacional de São Paulo, em 2009. Desde então, tem dedicado parte do seu tempo às atividades ligadas ao grupo, por meio da realização de eventos locais, workshops e palestras, por exemplo. Participou de simpósios internacionais em Lisboa, Santo Domingo e Barcelona.

Utilizando-se de sua experiência dentro e fora do grupo, Eduardo ministrará três atividades gratuitas neste mês no Sesc Birigui. A primeira delas é a oficina Postais do tempo: desenho de aquarela, no dia 17, voltada ao público com a partir de 60 anos e que apresentará técnicas básicas da aquarela por meio da criação de um cartão postal, usando como referência uma fotografia antiga de Birigui ou do próprio participante.

No dia 18, acontece a vivência Demonstração e diálogo sobre Paisagens Postais, que tem como objetivo apresentar a prática do desenho de observação da paisagem urbana. O artista irá propor uma demonstração de seu trabalho enquanto conversa com os visitantes, contando sobre os postais e o Urban Sketchers.

E a última atividade ministrada por Eduardo neste mês é a oficina Desenho de observação, dia 19, em que participantes são convidados a praticar o desenho a partir da observação de paisagens urbanas.

Exposição - Eduardo Bajzek foi convidado a visitar Birigui em 2017 para desenhar paisagens que retratam o cotidiano, um pouco da região e também marcar a chegada da unidade do Sesc na cidade – o novo prédio foi inaugurado em novembro daquele ano. As obras foram transformadas em cartões-postais e podem ser vistas na exposição Paisagens Postais – Lugares e Memórias, até 16 de fevereiro, no 2º pavimento do Sesc Birigui. A visitação é gratuita.

Foram desenhados e pintados com a técnica da aquarela locais como: Igreja matriz Paróquia Imaculada Conceição, Associação Comercial e Industrial, Antiga Estação Rodoviária, Coreto da Praça Doutor Gama, Sesc Birigui e Rio Tietê na Praia de Buritama.

Os cartões-postais derivados das obras estão disponíveis durante o período da exposição, para os visitantes que quiserem escrever para alguém especial. Basta escrever a mensagem, preencher o cartão com todas as informações do destinatário, e colocar na urna instalada próxima ao painel. O Sesc enviará os postais.

SERVIÇO

oficina
Postais do tempo: desenho de aquarela
Dia 17, sexta, das 14h às 17h
Área de Convivência
A partir de 60 anos
Grátis - Inscrições na Central de Atendimento - Vagas limitadas.

vivência
Demonstração e diálogo sobre Paisagens Postais
Dia 18, sábado, das 10h às 12h30 e das 16h às 18h
Área de Convivência
Livre
Grátis

oficina
Desenho de observação
Dia 19, domingo, das 14h às 17h
Área de Convivência
A partir de 5 anos
Grátis - Entrega de senhas com 30 minutos de antecedência.

exposição
Paisagens Postais - Lugares e Memórias
Até 16 de fevereiro de 2020
Visitas de terça a sexta, das 13h às 21h30, e sábados e domingos, das 9h30 às 18h
Painel 2º Pavimento
Livre
Grátis

Sesc Birigui: Rua Manoel Domingues Ventura, 121, Vl. Xavier
Informações: www.sescsp.org.br e (18) 3649-4730

Nenhum comentário: