AGENDA CULTURAL

4.2.20

Duos musicais se apresentam no teatro da Unip neste final de semana

Dupla de sertanejo raiz e duo de MPB fazem shows em abertura de palestras nos dias 7 e 8
 A música caipira e canções da MPB tropicalista serão apresentadas no Teatro da Unip (Universidade Paulista), campus Araçatuba, neste final de semana. A dupla de música sertaneja tradicional Rodrigues Viola e Henrique e o duo Talita Rustichelli (voz) e Ariane Bego (piano) realizam shows, respectivamente na sexta-feira (7) e no sábado (8), na abertura do Congresso Multidisciplinar Sobre Transtorno do Espectro do Autismo. 

O Congresso já está com inscrições encerradas, mas quem quiser ir apenas para conferir os shows, pode, com acesso gratuito ao local. As apresentações começam às 7h30 (manhã), nos dois dias, e são viabilizadas por meio de projetos aprovados por editais de 2019 do Concurso de Apoio a Projetos de Difusão e Circulação de Espetáculos Musicais (Shows ou Concertos) no Município de Araçatuba.

Rodrigues Viola e Henrique realizarão no dia 7 o show “Viola de Roda”, em que cantam e tocam (no violão e na viola) alguns dos maiores clássicos da música caipira. A ideia é celebrar e relembrar músicas que se tornaram imortais no cancioneiro brasileiro, e celebrar o clima das tradicionais rodas de viola, em que compositores, cantores e violeiros se reúnem ao redor de uma fogueira para cantar e tocar. Canções como “Amargurado”, “Fio de Cabelo” e “Tristeza do Jeca” estarão no repertório.
Já Talita Rustichelli e Ariane Bego fazem a pré-estreia do projeto “Multiplicando Tom Zé”, com canções do músico baiano que participou do movimento da Tropicália nos anos 1960, ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros artistas. O projeto tem como objetivo oferecer ao público a possibilidade de ouvir novos arranjos ou ser despertado a conhecer ainda mais profundamente a obra do compositor. No repertório, canções como “Augusta, Angélica e Consolação”, “Parque Industrial”, “O riso e a faca”, “Menina, amanhã de manhã”, “Lá vem a onda”, “Tô” e “São, São Paulo”.

Sobre os artistas

A dupla Rodrigues Viola & Henrique formou-se em 2004, com a finalidade de participar do “Festival da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê”. A dupla saiu campeã do festival, com a composição “Tietê Sangue da Terra” (de autoria própria). Além dos shows no interior de São Paulo (alguns feitos por meio de instituições como Sesc e Sesi, de editais da Prefeitura de Araçatuba, além de apresentações em palcos da Festa do Peão de Barretos), já viajaram pelos estados do PR, MT, RS, GO, entre outros.

A dupla tem três CDs gravados e soma quase 30 participações em festivais de viola, com 23 títulos de campeã. Entre as boas classificações que já teve, a dupla foi finalista do segundo “Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola” e do festival “Rose Abrão”, do Rodeio de Barretos, entre outras competições musicais.

A pianista Ariane Bego e a cantora Talita Rustichelli se apresentam juntas desde 2010. Começaram tocando em bares, restaurantes, cerimônias e eventos em geral (trabalho que ainda realizam), como a maioria dos músicos, e em 2011 fizeram o primeiro show: “Samba em Boca de Mulher”. O projeto homenageou cantoras de samba e circulou por cidades como Araçatuba, Birigui, Guararapes, Nova Luzitânia e Lourdes, por meio de instituições como Sesc Birigui, Sesi Birigui e Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.

Ao lado dos músicos Henrique Pereira (baixo), Leandro Guimarães (trombone) e Pepa (bateria), realizaram ainda o show “Desde ‘Pelo Telefone’ – 100 anos de samba”. Em 2016 o projeto teve sua estreia, por meio do Sesc Birigui, e foi aprovado no edital de Música do Fundo Municipal de Apoio a Cultura, da Secretaria de Cultura de Araçatuba. Pelo show, os músicos também foram homenageados com o Troféu Odette Costa 2017, oferecido pela Secretaria de Cultura de Araçatuba.  Em 2018, estrearam, com banda, o show “Todas Nós”, a convite do Sesc Birigui, para compor a programação do projeto “Dona de mim”, inspirado na campanha nacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”.

Nenhum comentário: