AGENDA CULTURAL

17.11.20

Câmara Municipal de Araçatuba: cachorrada gane em voz alta

 

Estátua da escritora brasileira Clarice Lispector, tendo ao lado o seu inseparável cachorro

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP


A Câmara Municipal de Araçatuba parece que ficou mais representativa nesta última eleição, uma renovação identitária: negros, evangélicos, trans, mulher (com redução) e alguns veteranos. Como dizia um velho morador que frequentava os trabalhos legislativos durante a reunião plenária: cada vereador representa a sua máfia.  

Veja relação dos eleitos:

Maurício Bem Estar (PP) - 2.285 votos 

Cristina Munhoz (PSL) - 2.226 votos

Nelsinho Marques Bombeiro (PV)- 1.909 votos

Arnaldinho (Cidadania) - 1.787 votos

Dr. Jaime (PSDB) - 1.777 votos

Lucas Zanatta (PV) - 1.757 votos

João Moreira (PP) - 1.724 votos

Arlindo Araújo (MDB) - 1.676 votos

Dunga (DEM) - 1.594 votos

Coronel Guimarães (PSL) - 1.590 votos

Gilberto Batata Mantovani (PL) - 1.539 votos

Boatto (MDB) - 1.388 votos

Dr. Alceu (PSDB) - 1.355 votos

Regininha (Avante) - 861 votos

Wesley da Dialogue (PODE) - 650 votos

Cinco dos antigos não participaram da eleição:

Cido Saraiva (foi candidato a prefeito)

Tieza (não se candidatou)

Beatriz Nogueira (não se candidatou)

Flávio Salatino (foi candidato a prefeito)

Prof. Cláudio (impedido judicialmente de ser candidato)

Notei que cachorros e outros animais tiveram influências significativas na escolha de vereadores, já que há gente que é contra os direitos humanos (os traíras da humanidade), os direitos dos animais avançaram.

Cristina Munhoz, vereadora recém-eleita, é militante da defesa dos animais, principalmente dos domésticos, a segunda mais votada nesta eleição de 2020. Arlindo Araújo (MDB), vai completar 32 anos na vereança e outro tanto como veterinário de cachorro (e outros animais); Boatto - filho do ex-vereador já falecido - também tem a defesa dos animais como bandeira. Então, a cachorrada gane em voz alta.

Há quem diga que as pessoas desiludidas com sua espécie, os humanos, é que elegem o cachorro como o melhor amigo do homem. O escritor norte-americano Mark Twain era uma dessas pessoas, escreveu: "Se você pega um cachorro faminto e o torna próspero, ele não morderá você. Esta é a principal diferença entre um cachorro e um homem."

Já o escritor inglês Aldous Huxley, contrapõe com toda força ao pensamento de Mark Twain: “Todos os homens são deuses para seu cão. Por isso existem pessoas que amam mais a seus cães que aos homens” – Aldous Huxley.

O letrista escreveu o seu samba dizendo que o cachorro só é o melhor amigo do homem porque não conhece dinheiro. E um Eduardo Dusek recomendou em seu rock que a madame trocasse o seu cachorro por uma criança pobre. O assunto é polêmico. 

Já que estamos deixando o antropocentrismo e  entrando no biocentrismo, nada mais normal que essa mudança chegue também às câmaras municipais.

Um comentário:

Zulmira A O Tinti disse...

Kkkk.mto boa analogia....vc é mto criativo 😄👏👏👏👏👏