AGENDA CULTURAL

21.11.20

Mandato coletivo - uma repaginação do antigo

 

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Os leitores ficaram com um ponto de interrogação diante da eleição do Wesley da Dialogue, vereador do Podemos, o eleito menos votado em Araçatuba-SP, 650 votos. Quem é, quem não é? 

Vamos por parte. Dialogue é uma palavra inglesa que significa diálogo, em se tratando de jovem é possível que optaram  pelo estrangeirismo. Mas também pode ser a terceira (ou primeira) pessoa do subjuntivo do verbo dialogar. No modo imperativo, seria uma palavra de ordem para que houvesse diálogo.  

Para todos os efeitos "Dialogue é um Movimento de renovação política em Araçatuba, criado para ser a plataforma de construção de uma candidatura coletiva local", conforme página no Facebook.  

Wesley Monea dos Santos, 22 anos, se declarou da cor preta, mas não é negro retinto, é um afrodescendente moreninho. Parece comprometido com a luta "Vidas negras importam". Nascido em São Caetano do Sul. Se não me engano andou inserido em alguns movimentos políticos que andaram lotando a galeria da Câmara Municipal de Araçatuba.

E este mandato coletivo. O que é? No tradicional, o candidato entra em contato com algumas lideranças e prometa para cada uma um cargo no gabinete do vereador, caso ganhe as eleições. A relação é mais vertical, de prestação de serviço. Dessa combinação, poderá nascer rachadinhas, sem explicação para onde iria o dinheiro.

No mandato coletivo, com roupagem nova, a relação do candidato com os colegas é de camaradagem, mas com certeza serão nomeados para compor o gabinete do vereador que fará um mandato compartilhado com bandeiras bem discutidas.. A relação é mais horizontal. Nessa situação, também podem surgir rachadinhas a título de compor caixa para a próxima campanha. 

Seguindo a lei, o voto proporcional também é uma espécie de mandato coletivo. No partido chamado "Podemos", por onde Wesley foi candidato, houve 22 na chapa. Ele foi o eleito porque foi o mais votado, mas ele precisou de todos os votos dos correligionários para ser vitorioso. Na verdade, ele estará representando o partido na Câmara Municipal de Araçatuba, portanto, um mandato coletivo.

Eu fui vereador pelo PT na época do viço do partido. Antes de participar da sessão da Câmara Municipal de Araçatuba, o partido discutia comigo como eu iria discutir a pauta e como seria o meu voto. Também é uma forma de mandato coletivo.  

Se o mandato coletivo do Wesley da Dialogue será bem-sucedido com sua turminha vai depender do tamanho do ego de cada um, das pretensões políticas futuras do grupo e da capacidade de articulação e conciliação do próprio vereador. Estou torcendo para dar certo. 

 

Nenhum comentário: