AGENDA CULTURAL

10.2.21

FACE ESPÍRITA DO CENTENÁRIO: "Discípulos de Jesus" - 33 anos de história em Araçatuba

 


Amanhã, dia 11 de fevereiro, o Centro Espírita Discípulos de Jesus, de Araçatuba, estará comemorando 33 anos de existência. Embora a constituição em Estatuto tenha ocorrido no ano de 1988, na realidade tudo começou bem antes, em reuniões domésticas que eram realizadas no final dos anos 1950 na casa do Sr. Bartolomeu Sanches e Sanches (1903-1982), conhecido como Sr. Bartolo.

Era um humilde cidadão oriundo da Espanha, que produzia com a família balaios de bambu na rua Yempei Kikuchi, no bairro Novo Paraíso. Tinha o apelido de Bartolo e também era chamado de “Balaieiro”. A partir de 1963 se juntou ao grupo familiar dele o Sr. Felipe Guimarães, um sorveteiro proveniente da Bahia, que residia nos altos da rua Marcílio Dias, que também fazia estudos doutrinários em sua casa, orientava e aplicava passes em pessoas que o procuravam.

Foi uma pessoa muito especial em termos de humildade e bondade. A partir de 1965 se juntou ao grupo Vicente Gobi, que além de estudioso era um excelente médium passista, com longa experiência no movimento espírita, pelos locais onde residiu.

Gobi frequentou o Centro Espírita Amor e Caridade, em Birigui; o C. E. Francisco de Assis, em Avanhandava; o C. E. Discípulos de Jesus, em Penápolis; a Instituição Nosso Lar, em Araçatuba. Com o falecimento de Felipe, em 1981 e de Bartolo, em 1982, Vicente assumiu a direção dos trabalhos e já se preparou documentalmente para fundar o Centro Espírita Discípulos de Jesus, na data mencionada.

A luta dele ao lado da esposa Iolanda e de um grupo de pessoas extremamente dedicadas deu início à construção do prédio próprio, em 1991, com a inauguração ocorrida aos 14 de novembro de 1992. Vicente Gobi, fundador e primeiro presidente, faleceu aos 2 de setembro de 1998, deixando a casa em plena prosperidade, tanto no aspecto doutrinário como assistencial.

Ele foi uma pessoa muito caridosa, que paralelamente às reuniões domésticas promovia campanhas de arrecadação de gêneros alimentícios e brinquedos com a esposa, filhos e amigos,  que eram distribuídos no Dia de Natal na frente da casa da família.

Embora os dias atuais estejam difíceis, por conta da pandemia, o C. E. Discípulos de Jesus prossegue – firme e forte – atendendo a todos os objetivos propostos. Queremos endereçar os nossos parabéns ao atual presidente, Antônio Teodoro e a todos os demais trabalhadores, que prosseguem  na luta.

E as nossas preces àqueles que ensejaram o surgimento de entidade tão importante no Movimento Espírita de Araçatuba, especialmente neste ano do Centenário do Espiritismo na cidade. 

Ismael Gobbo é funcionário público aposentado e ex-presidente da USE (União das Sociedades Espíritas) Regional de Araçatuba. Descreve esta Face Espírita para o Blog do Consa. 2021: Centenário do Espiritismo em Araçatuba (21 de abril)

Nenhum comentário: