AGENDA CULTURAL

8.2.21

Por que os dentes amarelam? - Alberto Consolaro

        

Pigmentos é o nome que se dá às substâncias para dar cor a algo!


Pigmento é nome de qualquer produto que dá cor a algo. A melanina é o pigmento que dá cor à pele e temos muitos outros usados nos alimentos, tecidos, cabelos e outros. Parece incrível, mas ainda não sabemos qual pigmento dá cor aos dentes.

A cor dos dentes é dada pela dentina, a maior parte de toda a estrutura dentária, mas não sabemos qual é o pigmento que dá cor a ela!  Se tem cor, deve ter um pigmento. O esmalte é uma fina camada altamente cristalina de mineral que recobre a dentina, sem o qual ficaria exposta dolorosamente na boca.

O esmalte cristalino não chega a ser transparente, mas é transluzente por desviar a luz que passa por ele como acontece com um acrílico. A luz passa, mas nem por isso dá para enxergar o que se tem do outro lado. O esmalte faz isto, deixa passar a cor da dentina, mas não dá para ver a dentina por debaixo dele, por isto que é transluzente.

O centro do dente tem um tecido mole vascularizado e inervado, igual ao da submucosa bucal e da derme na pele, popularmente conhecido como o “nervo do dente” por dar sensibilidade ao dente. Este tecido central é tecnicamente chamado de polpa dentária como nos frutos. A medida que se forma a dentina, o tecido e células se recolhem no centro do dente para dar origem à polpa, deixando um fio ou prolongamento que fica imerso formando milhares de túbulos só vistos no microscópio.

É BRANCO OU AMARELO?

Esmalte não tem cor! A luz atravessa-o, bate na dentina e volta transluzente dando nossos olhos uma cor amarela bem fraquinha, quase branca. Podemos dizer o que o dente é branco? Se formos neuróticos e perfeccionistas não é branco, é quase, amarelinho. Branco é o dente de leite quando colocado lado a lado com o permanente na mesma boca, incrível! Por que os dentes amarelam com o tempo?

1º)   A dentina tem uma espessura média ao redor da polpa quando o dente acaba de se formar. No passar dos anos, a polpa continua produzindo dentina e a medida que se espessa fica mais amarelada e os seus “tubulozinhos” mais fechadinhos. O amarelado dos dentes se acentua, é normal, é fisiológico, mas todos acham que dentes brancos sinaliza saúde, higiene e bem cuidar!

2º) Pelo uso e abusos, o esmalte se desgasta quando o dente atrita com outro. Pode aparecer dentina e essa fenômeno atrição é acentuada no bruxismo e apertamento dos dentes. A dentina porosa e mais orgânica que o esmalte passa a absorver os corantes dos alimentos, bebidas e outros produtos. O desgaste do esmalte também se faz na escovação e fio dental incorretos. Para não ficar sensível, os “tubulozinhos” se fecham e contribui para o dente amarelar um pouco mais. Expor a dentina, mesmo depois de restaurada, sempre contribui para amarelar o dente.

3º) No microscópio, o esmalte é muito poroso. E mais, o uso leva a pequenos defeitos como trincas, irregularidades, depressões e fraturas mínimas e por estas anfractuosidades se depositam pigmentos dos alimentos, bebidas, cigarros e corantes que passam ou ficam pelas bocas e chegam à dentina. Estes pigmentos e restos orgânicos se somam e contribuem para amarelar os dentes!

“BRANCO” MANTIDO

O tempo branqueia os cabelos e escurece os dentes. Para evitar ou retardar isso, devemos: 1. Preservar os dentes sem exposições de dentina na boca como ocorre nas cáries, desgastes de uso do bruxismo ou apertamentos e escovações incorretas. 2. Escolher alimentos com ou sem corantes é difícil, mas é viável não os deixar muito tempo em contanto com os dentes, higienizando a boca logo após sua ingestão, 3. Uma vez ao ano, no mínimo, ir ao profissional para fazer uma higienização profissional de sua boca.

Há pessoas que geneticamente tem dentes mais amarelos? Sim, mas não é só isto que faz os dentes ficarem mais amarelados. Nossa alimentação e higiene também contribuem muito, além da supervisão constante de um profissional.

    Tem como clarear os dentes e deixá-los brancos? Sim, existem técnicas seguras para isso, mas sempre quando aplicadas na boca por um profissional em seu consultório, protegendo a mucosa bucal do contato e evitando a ingestão dos clareadores. Como atuam os clareadores em termos moleculares? Apenas teorias
tentam explicar, pois não sabemos nem o nome do pigmento que dá cor à dentina, logo não sabemos onde e como atuam, mas eles funcionam por um tempo e podem ser seguros se bem utilizados pelos profissionais. 
    Sorriam!  

Alberto Consolaro é professor titular da USP - FOB de Bauru-SP - consolaro@uol.com.br

Nenhum comentário: