AGENDA CULTURAL

23.3.21

BOLA QUE ROLOU E ROLA: 14 livros escritos por Dr. Geraldo, de Araçatuba-SP

 


Ler o Bola que rolou e rola, do confrade das letras em Araçatuba, Geraldo Costa e Silva, foi um prazer. Uma leitura leve e acessível, apesar de ser escrito por um médico.

Geraldo Pratinha, como é conhecido, é um amante do futebol desde criança e foi presidente da Associação Esportiva Araçatuba. Colecionar histórias e causos do futebol brasileiro sempre foi o seu hobby, mas neste livro extrapola, focalizando também personalidades esportivas internacionais. 

Tive o prazer de fazer a revisão, ou melhor, ler o livro antes de todos, cumprir o protocolo (palavra da moda), pois não se publica livro sem antes passar por um revisor. Encontrei alguma coisa de somenos. Aprendi muito sobre futebol. Os comentaristas esportivos precisam ter o Bola que rolou e rola nos estúdios.

Livros escritos por
Geraldo da Costa e Silva

Já pensava que o Geraldo estava imprimindo o livro, quando ele tocou a campainha da minha casa à beira chão: "O Maradona morreu, preciso acrescentar!" Até o apagamento do argentino consta do livro.   

De tanto assistir a jogos e ouvir as resenhas dos programas esportivos pela TV, achei que já podia fazer uma coluna de esporte, mas percebi com a leitura do livro que a crônica esportiva pouco sabe das particularidades históricas de nosso futebol. Tive o mesmo sentimento de Sócrates, o filósofo, quando falou “só sei que nada sei”.

Escrevendo sobre futebol, Dr. Geraldo revela a faceta dignificante dessa atividade humana. "Que rolou e rola" é uma leitura indispensável aos torcedores de qualquer time.  

Geraldo da Costa e Silva não segue o caminho dos cronistas: primeiro publica em jornais, revistas ou blogs, depois reúne as crônicas num livro. Ele vai direto ao livro, nem que a conta bancária fique no vermelho na hora de imprimi-lo.  

Ele não suporta ter espaço limitado. A exigência do editor de que o texto precisa ter tantos caracteres não é com ele. O seu talento não tem limites.

Já é o 14.o livro publicado: 

Banca de retalhos / Banca de retalhos - 52 aos 52 anos / Trilogia dos retalhos: última banca/ O último rochedo de Sísifo / A túnica de Nesso / De volta às latomias / O mel e as orelhas de Midas / Faina de Faiscador / Do fundo da canastra / Do mundo da bola / Memórias de convívios e outras mais/ Dos cenários menos da comédia humana / Abrindo conchas de ostras da sabença supérflua / Bola que rolou e rola. 

Geraldo da Costa e Silva

Com a pandemia, a bola continua rolando só na TV,  não deu para nosso escritor dar aquele coquetel de lançamento regado a vinho e cerveja Original como aconteceu nos anteriores. Se precisar, você pede o livro e a bola vai rolando até sua casa.

350 páginas - R$ 60,00 - adquira a obra pelo telefone 18 3304 9952 (ou e-mail: geraldopratas@hotmail.comClínica Araçatuba, rua Rio de Janeiro, 226 - Araçatuba-SP. CEP:16015-150  

Nenhum comentário: