AGENDA CULTURAL

18.4.21

A grande descoberta - Gervásio Antônio Consolaro

      


Cerca de cinquenta anos atrás, um grupo de médicos relatou um incidente que surpreendeu pesquisadores dessa área. Tinha a ver com o Sr. Wright, que estava acometido de câncer. Na época, um grupo de médicos estava estudando uma nova fórmula química chamada Krebiozen, que estava sendo considerada pela mídia como um milagre na cura do câncer, embora a comunidade médica estivesse pouco convencida. O câncer de Wright estava tão avançado que os médicos abriram uma exceção e lhe deram aquela droga apenas por compaixão, sem esperar qualquer resultado. Todavia, o que aconteceu depois parecia um milagre. Wright ganhou peso, ficou com uma aparência mais saudável e se sentia melhor, e os tumores diminuiram tão radicalmente que mal podiam ser detectados.

       A melhoria de Wright continuou até que os jornais começaram a divulgar que o Krebiozen não era o grande avanço como imaginaram de início. Após ler a matéria negativa, Wright ficou desanimado e logo começou a perder peso, e seus tumores voltaram a crescer.

      Mas a história não acaba aí. Os médicos de Wright reconheceram rapidamente o poder das expectativas dele e decidiram influenciá-lo. Disseram-lhe que os primeiros lotes de Krebiozen não estavam na potência máxima. O laboratório havia corrigido o problema e, garantiram, um novo lote de droga. Então voltaram a aplicar injeções como antes, mas na verdade estavam injetando água esterilizada.

       Wright mostrou os mesmo sinais de melhora que apresentou com o uso do Krebiozen . Sua remissão durou até que, pela segunda vez, os jornais prejudicaram os médicos – publicando equivocadamente: “Associação Médica Americana declara que o Krebiozen é inútil contra o câncer”. Novamente, o Sr. Wright começou a definhar, os tumores cresceram em larga escala e pouco depois ele morreu.

       Se você quer provas de que suas expectativas pessoais importam, não precisa olhar além do que chamamos de efeito placebo. Ele definitivamente mostra que nossas expectativas em relação a nós mesmos contêm poder desenfreado. Várias pesquisas médicas provam que aquilo que pensamos comanda o cérebro para produzir mudanças incontestáveis na química do corpo, preparando o terreno para dor intensa ou para recuperação mais rápida.

         Na verdade, você nem precisa imaginar. Por décadas, o impacto do pensamento esperançoso em nossas emoções é estudado a partir de todos os ângulos, pesquisado em várias culturas e documentado em inúmeros periódicos especializados e apresentações profissionais. Um grande volume de pesquisa nos mostra que aquilo que você espera, nutrindo esperança, afeta poderosamente não só o que você sente, mas também se será bem-sucedido em alcançar seus objetivos. Um dos psicólogos pioneiros nos Estados Unidos, William James, afirmou que nossa capacidade de modificar nossa vida simplesmente, alterando a expectativa de nossa mente é a “grande descoberta”. 

Gervásio Antônio Consolaro, ex- delegado regional tributário do estado/SP, agente fiscal de rendas aposentado. Administrador de empresas, contador, bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Tributário. Curso de Gestão Pública Avançada pelo Amana Key e coach pela SBC.  

Nenhum comentário: