AGENDA CULTURAL

2.5.21

"Todos vão pegar" e a doença dos "is" - Alberto Consolaro

Assim serão as futuras multidões, como foi neste show recente em Barcelona

Eis o menu: idiotas, insipientes, incultos, ignorantes, individualistas, ilusionistas, insultantes, insensíveis, intolerantes, incautos, irresponsáveis, insufladores, insólitos, instáveis, indignos, influenciáveis, infelizes, infectantes, imorais, insuportáveis e insanas.

Pessoas que falam “todos vão pegar mesmo” para o covid-19 têm a doença chamada de “Defeito Mental dos 3is” conhecida nos botecos como “Babaquice de Interesse”. Ela pode se manifestar por outras frases como “todos vão morrer mesmo”!

Ao falar da morte ou finitude da vida, apenas quem chegou no limite extremo sabe do que se trata morrer. É momento que estampa em sua mente o que fez e deixou de fazer: é hora do balanço final. Os portadores de “Defeito Mental dos 3Is” não conseguem ver “is”to! Refletir requer inteligência para acontecer. Pessoas cheias de “is” vivem para matar sua fome, ganância e satisfazer instintos; elas esquecem sua essência que é pensar, refletir e amar! Para eles, uma flor sempre será apenas uma flor, nada mais!

MÉDICO

Na etimologia da palavra, médico significa “cuidar de”. A essência de ser humano é pensar! Ou seja, é refletir, analisar e julgar: somos únicos na natureza!  A essência de um médico é cuidar e se preocupar com o outro! Necessariamente deve ser um indivíduo muito culto, elevado espiritualmente, bondoso e generoso, educados por excelência.

A medicina e os médicos na sua essência já evoluíram tanto que não aceitam mais afirmações de que todos irão pegar covid. Claro que não! Aceitar esta frase é negar a medicina como ciência! Se cuidarmos de ensinar, conscientizar e fornecer instrumentos para se prevenir, além do cuidar dos doentes e, especialmente, dos sequelados. Quando se fala em medicina, inclui-se o pessoal de apoio e paralelos como enfermeiros, fisioterapeutas, cirurgiões dentistas, nutricionistas, fonoaudiológos, auxiliares, etc.

DESTINOS

Há frases como “quero pegar covid logo para ficar livre dela”. Quantos “is”! Ter covid significa ter sequelas o resto da vida, pois o material genético do vírus é incorporado nas células. São sequelas que limitarão em algum ponto o contaminado, isto é inevitável, mesmo que se tome antivirais, pois eles impedem a multiplicação do vírus, mas não elimina o material viral das células. As sequelas podem ser imediatas ou tardias. As vacinas não deixam os vírus entrar nas células, atuam preventivamente. O melhor é não ter a doença, mas se tiver vamos correr atrás do controle das sequelas. Isto é possível e exige gasto de energia, material e muito sentimento.

QUE FAZER?

Se ouvir alguém dizer estas frases (i)nsanas não se (i)ndigne, nem se (i)nflame, simplesmente perdoe. A mágoa e a tristeza só fazem mal ao portador. Os que dizem são pessoas portadoras de no mínimo “3is” em sua avaliação a escolher no menu! Não precisa sair junto, voltar a se reunir com esta pessoa e nem compartilhar coisas, mas perdoe! Não precisa perdoar tanto a ponto de se votar neste tipo de pessoas, afinal dizia o sábio amigo: “aquele que poupa o lobo, condena à morte as suas próprias ovelhas”. Seria (i)mperdoável!


Alberto Consolaro–professor titular pela USP-FOB  - Bauru-SP  
consolaro@uol.com.br

 

                     

Nenhum comentário: