AGENDA CULTURAL

27.5.21

Yoga do riso: gargalhar sem ter motivos - Fernando Kojin

 


Bem, me chamo Fernando Kojin, sou Bacharel em Ed. Física, professor de inglês, ator e líder e coach do Yoga do Riso. 

Em dezembro do ano passado, durante a Pandemia, eu entrei em contato com o Yoga do Riso, uma ferramenta maravilhosa para alcançarmos a paz mundial e vivermos uma vida mais alegre, leve e mais descontraída.

Gostei tanto e vi tanto potencial na atividade que acabei me tornando um líder e coach do riso, eu facilito as pessoas a rirem mais e mais profundamente, por mais tempo e sem motivo nenhum.

Vou enumerar alguns pontos sobre o Yoga do Riso pra você se inteirar um pouco:

1-O Yoga do Riso é um programa de exercícios (é um conceito único) onde qualquer pessoa de qualquer idade pode rir à vontade, sem motivo, sem precisar de humor, piada, zombaria ou comédia e sem precisar estar feliz ou de bom humor durante a prática. 


2-Nós praticamos Yoga do Riso como uma atividade física, combinando movimentos corporais, contato visual e o espírito infantil, simulando a gargalhada até que ela se torne real, ou nãoÉ um exercício onde nós treinamos o corpo e a mente a rir sob comando, isto é muito importante e parte fundamental. 


3-Chamamos de Yoga do Riso porque combina uma rotina de exercícios lúdicos (divertidos e alegres) do riso com técnicas de respiração do Yoga tradicional, trabalhando a respiração diafragmática, aumentando a oxigenação do corpo e do cérebro, proporcionando uma sensação de bem estar e relaxamento após a prática que pode permanecer por várias horas.

4-Baseia-se no fato científico de que o cérebro não consegue distinguir um riso falso de um riso verdadeiro, produzindo os mesmos benefícios no corpo, na mente e na saúde do praticante. 


5-Foi criado em 1995, pelo médico indiano Dr. Madan Kataria e sua esposa, a professora de Yoga Madhuri Kataria, em uma praça em Mumbai, na Índia, com outras 5 pessoas, e hoje está em mais de 110 países e tem milhares de clubes do riso espalhados por todo o mundo, inclusive no Brasil. 


O Yoga do Riso é o programa de Bem-Estar mais feliz de todos os tempos! 


É uma maneira divertida de se conectar com as pessoas. 


A missão do Yoga do Riso é espalhar e alcançar a PAZ MUNDIAL.


E agora algumas razões para praticarmos o Yoga do Riso:


Primeira razão: simplesmente pra rir mais. Quem aqui não se sente bem quando dá umas boas risadas? Existem estudos que dizem que pra obter completamente os benefícios do riso, nós precisamos rir sem parar, por pelo menos 10 a 15 minutos todos os dias. Aí eu pergunto, quem faz isso no dia a dia? Lembre que o Yoga do Riso é como um exercício na academia, pra ter os benefícios é preciso estabelecer uma prática diária. O riso faz bem, mas a prática do Yoga do Riso faz mais bem ainda, com a vantagem de que a gente pode rir pelo tempo que quiser e sem pagar um tostão por isso.


Segunda razão: pra poder rir mais profundamente, sem medo de ser feliz e de receber olhares de julgamento de ninguém. Quando alguém dá uma gargalhada alta e fora de lugar geralmente todo mundo olha e faz algum tipo de careta, não faz? Pra potencializar todos seus benefícios, o riso precisa ser energético e profundo, vindo do coração, com alegria, e é preciso usar o diafragma pra expelir todo o resíduo de ar estagnado no pulmão. 


E a terceira razão: pra tornar o riso incondicional e não entregar o riso ao acaso e ficar esperando por algo engraçado pra rir. Às vezes, podemos passar dias sem motivos pra rir, não é verdade? Pra assegurar a quantidade de riso diário a gente precisa se COMPROMETER a rir sem motivo.


Você pode também encontrar suas próprias razões...


E os benefícios do Yoga do Riso são inúmeros:


1 - Tem benefícios na sua vida pessoal: ele vai elevar o seu humor em poucos minutos através da liberação de endorfinas que são hormônios do bem estar e da felicidade e os efeitos se mantêm durante o dia inteiro.


2 - Tem benefícios na sua Saúde - Diminui os níveis de estresse e fortalece o sistema imunológico, fortalecendo contras as doenças. É um analgésico natural.


3 - Tem benefícios na sua vida profissional - aumenta a oxigenação do corpo e do cérebro, tornando o praticante mais alerta, focado, motivado, criativo e produtivo, aumentando a eficiência qualquer que seja o trabalho.


4 - Tem benefícios na vida social - conecta as pessoas e ajuda a criar relações mais profundas, baseadas na partilha e no cuidado.


5 - E outro benefício é que nos ajuda a encarar os desafios e melhorar auto-estima e auto-confiança - o riso nos fortalece diante das adversidades e ajuda a encarar os altos e baixos da vida com mais resiliência.

Fernando Kojin
+55 11 97344-3322

Após ler seu artigo (e adorá-lo) falando que "Rir é Pecado" e ver Jesus Cristo sorrindo pela primeira vez (embora eu não seja religioso mas o considero um grande mestre iluminado), eu pensei comigo mesmo, eu adoraria bater um papo com o Consa sobre o riso. Precisamos levar para mais pessoas os benefícios que o riso traz na vida das pessoas e no planeta. 

O que acha?
 
OBSERVAÇÃO DO CONSA: uma boa terapia, pois a situação anda tão feia que as pessoas não riem nem com cócegas. Quem sabe se ganhamos imunidades sorrindo ou expulsamos o vírus na gargalhada. Em tempo de máscara, será apenas um riso audível. Ou se faz uma roda virtual.


Um comentário:

Alexandre Guilherme disse...

O Fernando feliz é incrível, muito criativo, as aulas de yoga do riso com ele são muito animadas. Vale a pena demais. Hahaste, ahahah