AGENDA CULTURAL

12.7.21

Ousadia - Gervásio Antônio Consolaro

    


Diante das crises pode se apresentar um vasto contexto de oportunidades, daí essa colaboração para nossa reflexão.

       Ousadia vem do latim, ausare, que significa “atrever-se”. Indica valentia, coragem, audácia, intrepidez e atrevimento.

       Em qualquer que seja a situação, a ousadia chama atenção do coletivo, seja por admiração ou por desaprovação. Seu efeito é remover o estabelecido, o tradicional e o habitual; sua presença implica mudança, sair da zona de conforto, do conhecido, convida ao risco, a acolher o desconhecido e lançar-se ao incerto.

       A ousadia o convida a caminhar sobre território inexplorado, é a força, o impulso que lhe diz “saia do rebanho”, “seja você mesmo”, “siga sua voz interior”.

       Ser ousado é um convite a seguir a intuição, a continuar avançando, apesar das vozes que lhe dizem para não fazer, para “não se meter em apuros” e “para permanecer naquilo que já é seguro e estável”. Para o ousado essas vozes se desvanecem como o gelo sob o calor do Sol, porque esse fogo interno  vem aceso desde antes, como se um tocha tivesse sido entregue de geração a geração, e agora é sua vez e você a tem nas mãos decidido a entrar nas cavernas que forem necessárias até alcançar seu sonho amado.

       Um coração ousado segue pelo que considera que  lhe fará feliz. Se ele se apaixona, o faz 100%. Não ama pela metade, se entrega apesar do medo de ser ferido. Do contrário não teria sem tido viver. Sabe que ao amar fará de sua vida melhor poesia

     Um espírito ousado em geral nasce fora de sua época, faz de tudo para abraçar a liberdade e abrir o caminho a muitos mais para que saiam das próprias prisões. Um espírito ousado sabe quando o ser de corpo, de coração e de mente integra as ousadias anteriores porque vem com um propósito maior. Sua intenção é cortar todas as cadeias que limitam enfrentando a maior das ousadias: despertar a consciência pessoal e do mundo.

        Em nosso interior, todos levamos a semente da ousadia, pois é parte de nossa natureza. Sem ela a humanidade não teria sobrevivido até nossos dias.

       Porém, em algumas pessoas ela está adormecida, ou tem medo de se manifestar por ter passado por traumas, ordens ou por ter adquirido costumes.

       Em outros, ela conseguiu germinar e pouco a pouco vai tomando forma à medida que avança, superando obstáculos, enfrentando provas, caindo e voltando a levantar-se.

      E em uns poucos ela conseguiu florescer e dar frutos para gerar novas sementes que toquem e cheguem a outras pessoas até o ponto de impulsioná-las a despertar sua capacidade de ser autênticas e atrever-se a viver plenamente seu destino com um propósito elevado.

GERVÁSIO ANTÔNIO CONSOLARO - diretor regional da  Assoc. Fiscais de Rendas-SP, consultor tributário, agente fiscal de rendas aposentado, ex-delegado regional tributário, ex-assessor executivo da Prefeitura de Araçatuba, administrador, contador, bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Tributário, curso  de gestão pública avançada pela Amana  Key e coach pela SBC.      

Nenhum comentário: