AGENDA CULTURAL

17.8.21

Luís Gama, advogado preto que defendia pretos

 

Cena filme Doutor Gama

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

Quando entrei na escola, bem menino, havia quatro grupos escolares em Araçatuba, um deles homenageava Luís Gama. A escola foi mudando de nome conforme os governos estaduais, mas o patrono continua o mesmo até hoje. Uma personalidade da história brasileira, um advogado preto que defendia os pretos.  

As outras três escolas tinham nome de gente do município: Cristiano Olsen, José Cândido e Francisca Arruda Fernandes. 

Agora é E.E. Luís Gama, bairro São Joaquim, o mais central dos bairros, logo abaixo da antiga linha férrea que dividia a cidade social e economicamente, rua Rubião Júnior. 

A escola foi criada em 1939, com a designação do patrono em 1954, quando foi transferida para um novo prédio. E a justificativa da escolha de Luís Gama se deu pelo diretor do educandário, José Camilo de Andrade, que alegou ser a população do bairro São Joaquim e Santana em sua maioria de raça negra, ou seja, ferroviários. A biografia de Luís Gama, um negro estudado, seria um exemplo para a crianças e jovens.   

É difícil encontrar noutras cidades logradouros públicos com o nome de Luís Gama. Os livros de história escolares contavam a narrativa dos vencedores, os brancos, por isso não se encontrava um patrono da raça negra em logradouros públicos. Negros e índios homenageados eram os cordatos, submissos aos colonizadores brancos, como o Índio Poti.  

Tenho uma vaga lembrança de o saudoso professor Alvino Barbosa ter me dito que Luís Gama era um injustiçado pela história, mas não gastei tempo em pesquisar.

Estava a zapear pela plataforma Globoplay, quando tropecei com o filme "Doutor Gama" (produção 2021). E a sinopse remetia a Luís Gama. Entusiasmei-me com a sua cinebiografia, precisamos conhecer melhor nossas personalidades que, às vezes, são apagadas de propósito. 

Luís Gama foi o primeiro advogado negro do Brasil que usava as próprias leis dos brancos para libertar negros. Na sua vida, defendeu mais de 500 escravos nos tribunais com discursos abolicionistas. O filme mostra uma batalha verbal dele, como advogado de defesa, num julgamento de um escravo que matara o seu dono. Digno de ser assistido. Infelizmente, nunca vi homenagem significativa da OAB a Luís Gama.      

Doutor Gama, filme brasileiro que enaltece a nossa brasilidade. Bem feito. Merece a sua atenção.

PS - Agradecimento à E.E. Luís Gama, na pessoa da diretora Cíntia, por oferecer a história do educandário. 

Trailer, clique aqui 


Um comentário:

Unknown disse...

Verdade pouco se fala sobre Luiz Gama.Professor Alvino tive aula com ele no colégio das irmãs.
Como faz para assistir? É clicar nesse Trailer.