AGENDA CULTURAL

23.8.21

Vantagem de tomar a mesma vacina - Alberto Consolaro

 

Duas vacinas diferentes devem gerar duas imunizações primárias, enquanto duas iguais, é imunização potencializada!

A inflamação defende-nos de todas as agressões indistintamente, já a resposta imunológica é específica e feita para cada agressor. Os anticorpos e as células imunes atuam apenas contra uma proteína estranha chamada antígeno. Um vírus tem várias proteínas estranhas.

No primeiro contato com uma proteína estranha (como na primeira dose de uma vacina), a resposta imunológica produz uma quantidade razoável de células e anticorpos e podemos chamá-la de “forte”. No segundo contato (ou dose), formará muito mais células e muito mais anticorpos e podemos chamá-la de “muito forte”. Se houver outros contatos posteriores (terceira dose ou de reforço) vai fortalecer ainda mais a resposta que ficará “superforte”.

As vacinas têm proteína de um agressor, como o vírus. A resposta imunológica será especifica para esta proteína. O anticorpo/células agem no vírus como se fosse chave encaixando na fechadura. É um encaixe molecular perfeito! As marcas de vacinas não são formadas por proteínas “exatamente” iguais, elas são obtidas/fabricadas por processos distintos. Duas vacinas diferentes, podem formar chaves diferentes (anticorpos e células) para entrarem no vírus.

EFEITO SOMATÓRIO E ESPECIFICIDADE

A resposta imunológica para ser fortalecida deve ser contra a mesma proteína estranha, logo o ideal seria usar a mesma vacina nas duas doses. E até na terceira dose, se houver. Teremos na sequência as respostas: forte (+), muito forte (++) e superforte (+++). Se tomar vacinas diferentes, imagina-se que teremos “três” respostas imunológicas primárias que serão “forte” (+), forte (+) e forte (+).

Pergunta-se: 1 - É possível que os anticorpos/células sensibilizadas induzidos por uma proteína de uma marca de vacina sejam reforçados quantativamente por uma proteína diferente da outra vacina? Pelos princípios imunológicos básicos, sugere-se que não. Gerarão duas chaves diferentes para fechaduras diferentes, sem potencializar uma à outra, serão duas respostas primárias diferentes.

Pergunta-se: 2 - Nos exames de laboratório aumenta-se os anticorpos/células sensibilizadas com doses de duas vacinas diferentes? Sim aumenta-se, mas são chaves diferentes (anticorpos e células) entre si. São duas respostas primárias diferentes que nos exames se somam, mas com duas especificidades primárias.

ENFIM!

Enfim, perguntam: - Mas se é simples assim, por que esta confusão? Já dizia Manoel Bandeira: o difícil é ser simples!

 

Alberto Consolaro – 
professor 
titular da USP na FOB de Bauru-SP - consolaro.uol.com.br 

 


 

Nenhum comentário: