Depois de colocarmos as dimensões previstas no modelo: governança, estratégtia e plano, sociedade e interesse público e cidadania. – MEGP, como: dimensão de estratégia e planos, dimensão público alvo, dimensão de pessoas, dimensão de processos e dimensão de resultados; hoje trataremos das dimensões interesse público e cidadania e informação e conhecimento.
DIMENSÃO INTERESSE PÚBLICO E CIDADANIA
Diz respeito à observância do interesse público e ao regime
administrativo e a participação e o controle social.
Um sistema de gestão pública de excelência contempla, nesta dimensão,
práticas direcionadas, entre outras:
a. À
Identificação e avaliação dos principais aspectos sociais, econômicos e
ambientais relacionados à atuação do órgão ou entidade;
b. À
capacidade de prevenir-se ou mitigar impactos adversos na sociedade ou no
ambiente, decorrentes de sua atuação;
c. À
identificação da necessidade de atualizalção ou adequação da ordem
constitucional/legal;
d. À
conscientização das partes interessadas quanto à responsabilidade social e
ambiental e à sustentabilidade
econômica;
e. À
observância dos direitos alcançados por públicos específicos;
f. À
análise dos resultados de auditorias internas e externas, para a identificação
de riscos institucionais;
g. À observância interna do regime administrativo imposto à atuação institucional;
h. À
manutenção de mecanismos efetivos para a atuação pautadas pela ética pública; e
i. Ao
estímulo à sociedade à participação e ao controle social.
DIMENSÃO INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
A Dimensão representa a capacidade de gestão das informações e do
conhecimento, especialmente a implementação de processos gerenciais que
contribuam diretamente para a seleção, coleta, armazenamento, utilização,
atualização e disponibilidade sistemática de informações atualizadas, precisas e
seguras aos usuários internos e externos , com o apoio da tecnologia da
informação.
As informações podem ser relativas ao desempenho global institucional,
aos seus processos internos, especialmente aos finalísticos ; aos públicos
alvos; aos servidores e ao ambiente externo, especialmente aos referenciais comparativos. O importante
é que as in formações estejam relacionadas a todas as partes interessadas no
desempenho institucional, bem como abordem os aspectos relevantes da área de
atuação do órgao/entidade, intrínsecos ou relativos à estratégia.
Por fim, além disso, a gestão pública de excelência deve contemplar a implementação de processos gerenciais que objetivem a identificação, o desenvolvimento, a geração, a proteção e o compartilhamento do conhecimento.
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