AGENDA CULTURAL

26.10.21

Excelência da gestão pública - 3 -Gervásio Antônio Consolaro

        

Depois de colocarmos  as dimensões  previstas no modelo: governança, estratégtia e plano, sociedade e interesse público e cidadania. – MEGP, como: dimensão de estratégia e planos, dimensão público alvo, dimensão de pessoas, dimensão de processos e dimensão de resultados; hoje  trataremos das  dimensões interesse   público e cidadania e informação e conhecimento.

      DIMENSÃO INTERESSE PÚBLICO E CIDADANIA

         Diz respeito à observância do interesse público e ao regime administrativo e a participação e o controle social.

       Um sistema de gestão pública de excelência contempla, nesta dimensão, práticas direcionadas, entre outras:

a. À Identificação e avaliação dos principais aspectos sociais, econômicos e ambientais relacionados à atuação do órgão ou entidade;

b. À capacidade de prevenir-se ou mitigar impactos adversos na sociedade ou no ambiente, decorrentes de sua atuação;

c. À identificação da necessidade de atualizalção ou adequação da ordem constitucional/legal;

d. À conscientização das partes interessadas quanto à responsabilidade social e ambiental  e à sustentabilidade econômica;

e. À observância dos direitos alcançados por públicos específicos;

f. À análise dos resultados de auditorias internas e externas, para a identificação de riscos institucionais;

g. À observância interna do regime administrativo imposto à atuação institucional;

h. À manutenção de mecanismos efetivos para a atuação pautadas pela ética pública; e

i. Ao estímulo à sociedade à participação e ao controle social.

      DIMENSÃO INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

      A Dimensão representa a capacidade de gestão das informações e do conhecimento, especialmente a implementação de processos gerenciais que contribuam diretamente para a seleção, coleta, armazenamento, utilização, atualização e disponibilidade sistemática de informações atualizadas, precisas e seguras aos usuários internos e externos , com o apoio da tecnologia da informação.

    As informações podem ser relativas ao desempenho global institucional, aos seus processos internos, especialmente aos finalísticos ; aos públicos alvos; aos servidores e ao ambiente externo, especialmente  aos referenciais comparativos. O importante é que as in formações estejam relacionadas a todas as partes interessadas no desempenho institucional, bem como abordem os aspectos relevantes da área de atuação do órgao/entidade, intrínsecos ou relativos à estratégia.

      Por fim, além disso, a gestão pública de excelência deve contemplar a implementação de processos gerenciais que objetivem a identificação, o desenvolvimento, a geração, a proteção e o compartilhamento do conhecimento.

GERVÁSIO ANTÔNIO CONSOLARO - diretor regional da  Assoc. Fiscais de Rendas-SP, consultor tributário, agente fiscal de rendas aposentado, ex-delegado regional tributário, ex-assessor executivo da Prefeitura de Araçatuba, administrador, contador, bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Tributário, curso  de gestão pública avançada pela Amana  Key e coach pela SBC.            g.consolaro@yahoo.com.br   

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