AGENDA CULTURAL

12.11.21

A emoção de presidir uma casa espírita centenária - Émerson Francisco Gratão

Atual fachada do Abrigo Ismael

A União Espírita Paz e Caridade foi fundada em 21 de abril de 1921 por Gedeão Fernandes de Miranda e outros amigos espíritas que pretendiam colocar em prática ensinamentos de Jesus: os de amor ao próximo. Começaram coletando donativos e distribuindo-os.

A pedido de uma viúva que não tinha onde morar com seus netos, os pioneiros encararam a missão de construir alguns cômodos para atendê-la. Uma das voluntárias coletou a doação de dez mil tijolos na propriedade da família Manarelli, no bairro da Água Limpa, debaixo de chuva, num carro de boi.

Desse total, dois mil foram doados para dona Benedita Fernandes, a pedido dela. Aos oito mil tijolos juntaram-se outras doações, e mais outras, mais outras, que redundaram no que é hoje uma instituição que abriga 20 idosas carentes, em situação de risco, suprindo-as de todas as necessidades.

Com equipe de enfermagem, auxiliares, nutricionista, assistente social, médico geriatra, psicólogas, entre voluntários e funcionários. Além das seis refeições diárias e medicamentos, há lazer, atividades físicas e lúdicas, visando sempre a maior qualidade de vida possível nesta fase da vida.

Antiga fachada do Abrigo Ismael

,Após a fundação do Abrigo Ismael, em 3 de outubro de 1941 (80 anos há poucos dias), os membros passaram a dedicar-se principalmente a esta instituição, embora mantivessem outras atividades caritativas paralelas.

Uma dessas pessoas, que inclusive assinou a “acta” de fundação, foi Francisco Gratão, meu avô, de quem herdei o nome. Posteriormente, nos anos 1950, juntou-se ao grupo Francisco Martins, que foi o presidente mais longevo da União Espírita Paz e Caridade: por mais de 30 anos.

Pessoa muito bem quista e respeitada na cidade, além de líder nato, Seu Francisco conseguiu aglutinar boa parte da população da época na ajuda material. Sob sua liderança, o abrigo se transformou na instituição que é hoje: respeitada. E porque não dizer amada por toda a coletividade araçatubense.

98 anos depois, as circunstâncias nos levaram – eu e minha esposa Simone Shorane Gratão – à Presidência e Vice-Presidência, respectivamente. E responsáveis pelos destinos no período do Centenário: da União Espírita e ao mesmo tempo do Espiritismo em Araçatuba.

Com a pandemia – salientando que não houve contágio dentre as abrigadas – decidimos pela comemoração em forma de Live. Com apoio da Estação Dama da Caridade Benedita Fernandes (canal no YouTube e Facebook) e de Ismael Gobbo, memorialista detentor de vasto material fotográfico e grande conhecedor do Espiritismo em Araçatuba, conseguimos mostrar as lindas histórias da União Espírita Paz e Caridade e do Abrigo Ismael. O amigo Cesar Perri também foi destaque nesses momentos.

E, ao mesmo tempo, foram oportunidades de agradecer as pessoas que nos últimos 100 anos contribuíram para a Casa ser o que é atualmente, exatamente o que os pioneiros queriam: um local para se cumprir o dever que todos nós temos, independentemente da religião.

O dever de praticar a caridade, pois sabemos que – fora dela – não há salvação.


Emerson Francisco Gratão é advogado e presidente da União Espírita Paz e Caridade, que completou 100 anos de fundação no mês de abril. Descreve esta Face Espírita/Ano 14 para publicação no Blog do Consa. 2021: Centenário do Espiritismo em Araçatuba 

Um comentário:

Ilda disse...

Excelente trabalho de vocês que dirigem a casa, cuidam do idoso que já deu muito de si e nesse momento da vida necessita que decidam por eles.
Parabéns Emerson e equipe. 🙏