AGENDA CULTURAL

6.5.22

Axiomas de Zurique II - Gervásio Antônio Consolaro


   Dando continuidade ao texto da última quinta-feira, trazemos  hoje  mais axiomas praticados nos negócios dos banqueiros suíços, que pelo grau de acertos por muito tempo acabou ganhando “status” de verdades, publicados no livro com o mesmo nome do título do autor Max Gunther.

  O 5º GRANDE AXIOMA: DOS PADRÕES

- Até começar a parecer ordem, o caos não é perigoso.

Não siga especialistas ou ache que tenha dominado o mercado. Padrões não existem para o comportamento do  mercado financeiro. Quanto mais padrões você achar que tiver encontrado, mais errado estará.

5º Axioma menor – cuidado com a armadilha do historiador. Por mais que, incontáveis vezes, o fato A e o fato B possam ter ocorrido um em seguida do outro, não quer dizer que na próxima também será assim. A história não se repete para o mercado.

6º Axioma menor – cuidado com a ilusão do grafista. Fazer gráficos para preço de ações é o mesmo que fazer para as ondas do mar, não há um padrão, não se repetirá.

7º Axioma menor – cuidado com a ilusão da correlação e a ilusão de causalidade. A mente humana tende a criar relações de causa e efeito para tudo. Não é por exemplo, a ascensão do partido A ou do B ao poder que fará com que as ações da empresa escolhida subam.

8º Axioma menor: cuidado com a falácia do jogador. Aqui trata-se de outra ilusão. Não se apoie em eventos casuais pensando que eles estão a seu favor. Não só de ganho viverás.

0 6º GRANDE AXIOMA: DA MOBILIDADE

- Evite lançar raízes, pois elas tolhem seus movimentos.

Quanto mais procurar estar cercado pelo antigo, conhecido e confortável, quando relacionado a sua vida financeira, menor será o sucesso como investidor. 

9º Axioma menor – numa operação que não deu certo, não se apegue a sentimentos como lealdade ou saudade. Não se apegue a uma empresa por motivos sentimentais. Assim que o investimento começar a desabar, saia.

10º Axioma menor – jamais hesite em sair de um negócio se algo mais atraente aparecer em sua frente. Isto não quer dizer que se deve pular  de uma ideia para outra a cada contratempo que ocorrer: seus movimentos devem ser feitos somente após avaliações cuidadosas de prós e contras.

O 7º  GRANDE AXIOMA: DA INTUIÇÃO

-Só confie num palpite que possa ser explicado.

Quando lhe ocorrer algum palpite pergunte-se: “Existem informações relevantes para que seja plausível que ele exista?” Se perguntando sobre o porquê você errará menos. Obviamente, porém, não o previne de palpites errados. Por melhor que pareça, mantenha-se preocupado.

11º Axioma menor - jamais confunda palpite com esperança. Quando algo é muito desejado, é facílimo passar a acreditar que tal fato acontecerá. Desta maneira, é comum que palpites infundados se tornem esperanças infundadas.

Continua na próxima quinta com os cincol últimos Axiomas.   

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, delegado regional Tributário e  auditor fiscal da Receita Estadual, aposentado, contador, administrador de empresas, bacharel em Direito e pós-graduação em Direito Tributário, coach pela SBC.                g.consolaro@yahoo.com.br 



Nenhum comentário: