AGENDA CULTURAL

28.12.22

A romã não coube no bolso

Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Araçatuba-SP

 Quando eu morava no sítio (zona rural), a romanzeira dava uma fruta que não atraía a meninada. Parecida com a maçã, cascuda e cheia de sementes. Hoje, está mais presente no supermercado quando a chega a festa de Ano-Novo a preço alto.

Espanha, Turquia e Tunísia são os países que mais produzem romã no mundo. É uma fruta oriental. Nem preciso dizer que sua casca faz parte do acervo do raizeiro, servindo para mil doenças. A palavra tem origem hebraica. 

COMO FAZER A SIMPATIA. No Brasil, é a fruta da sorte, principalmente no Ano-Novo. Após comer três sementes de romã, separe seis notas de qualquer valor e coloque três dentro da carteira e jogue as outras três em cima do telhado da casa.

 

De acordo com Alexandre Cigano, o cara entendido nisso, o dinheiro nunca faltará na carteira e também dentro da residência durante o ano. Duro mesmo é ter o dinheiro para comprar a fruta.

O pobre, que mais precisa de sorte e dinheiro, está proibido de fazer a simpatia, como vai fazê-la se não tem dinheiro para comprar a fruta? O preço da romã no supermercado está muito alto, não cabe no carrinho.  A saída é fazer uma vaquinha para comprar a romã. 

Nenhum comentário: