AGENDA CULTURAL

26.12.22

Humildade - Gervásio Antônio Consolaro

Papa lava os pés dos presos não católicos

A virtude dos sábios, a humildade refere-se à qualidade daqueles indivíduos que não tentam se projetar sobre as outras, nem mostrarem-se superiores a elas. A força dessa virtude é considerada por muitas pessoas como um elementos que confere o sentido do nosso bom senso e da capacidade de nos avaliarmos em relação aos outros indivíduos. Ela também nos tornam mais sábios.

Diferentemente da modéstia, que é a externa e refere-se  a um estilo de comportamento (roupas, casa, carros), a humildade é mais interna e refere-se a consciência da pessoa de que ela não é o centro do universo, assim, podemos afirmar que a humildade conduz à modéstia, e não o contrário, uma vez que  uma pessoa  pode ser modesta, mas não ser verdadeiramente humilde .

Dessa forma, o indivíduo humilde é aquele que reconhece o seu valor, mas que também reconhece o valor dos outros. É a pessoa que identifica que tem pontos a melhorar, que combate a arrogância e  a prepotência, que é realista ao definir objetivos e que não se vangloria das suas conquistas de forma esnobe.

Benefícios da humildade. 

a) A Força da humildade confere serenidade e tranquilidade aos indivíduos; 

b) Pessoas humildes são mais dispostas a aprender com o outro e compartilhar os seus  conhecimentos; 

c) Os humildes também são muito mais capazes de identificar os próprios erros e aprender com eles, ao  contrário daqueles que não os admitem e se recusam a evoluir; 

d) A virtude estimula e fortalece os bons relacionamentos interpessoais e confere mais qualidade de vida; 

e) A pessoa com essa característica tem maior autoconsciência  e, por isso, assume os seus deveres, obrigações, erros, culpas e limitações sem resistência ; 

f)   A humildade estimula o indivíduo a ajudar o próximo e perdoar os seus erros e limitações.

       O indivíduo que se considera uma pessoa humilde, em vez de se expor, deixa que a suas realizações falem por si. Quem tem essa força pessoal desenvolvida não procura ser o centro das atenções. Reconhece os seus erros e imperfeições e não atribui crédito exagerado às suas conquistas. Pelo contrário, ele se vê como afortunado por estar em uma posição onde algo de bom lhe aconteceu.

Ser humilde é algo vantajoso, pois nos tira dos holofotes também nos momentos dos erros. Além do mais, a humildade é um dos mais importantes valores cristãos. Jesus afirmou que “Todo aquele que se eleva será rebaixado, e todo aquele que se abaixa será elevado”. Rebaixar-se , no contexto bíblico, não siginifica humilhar-se ou deixar de gostar de si, mas ser humilde e altruísta, colocando-se a serviço do próximo.

Por fim, como você pode perceber, a humildade é uma virtude poderosa, que realmente beneficia os nossos relacionamentos e nos torna mais sábios em todas as áreas da vida. Que ele nunca esteja em falta entre os seus valores pessoais e que sempre haja pessoas humildes e solidárias no seu caminho! 

Gervásio Antônio Consolaro, diretor da AFRESP, ex-delegado regional tributário, auditor fiscal da receita estadual aposentado, formado em administração, ciências contábeis e bacharel em Direito.                      g.consolaro@yahoo.com.br

Nenhum comentário: