AGENDA CULTURAL

11.8.15

Promotor vistoria zoo de Araçatuba, mas não encontra irregularidades


Divulgação Prefeitura
Após morte violenta de ema, promotor decidiu vistoriar zoológico














O promotor do meio ambiente de Araçatuba, Albino Ferragini, foi até o zoológico de Araçatuba na última terça-feira (4) para fazer uma vistoria no local e verificar as condições no qual vivem os animais. O zoo é alvo de investigação do Ministério Público desde 2011, quando o espaço começou a ser reformado. A reforma custou R$ 1,5 milhão e o espaço foi reaberto pra visitação em 2014.
De 2013 para cá, nove animais morreram e, após o esquartejamento cruel de uma ema, que vivia no zoo, o MP decidiu aprofundar as investigações e até chegou a levantar a hipótese de transferência dos animais para outro zoológico.

Apesar de toda a investigação feita pelo MP, o promotor não encontrou irregularidades no local. Em março deste ano o promotor pediu documentos do local à prefeitura. Entre eles a licença para manter os animais em cativeiro.

Dois meses depois, a Secretaria de Meio Ambiente informou que ainda aguardava liberação do documento. O estado confirma que o zoológico ainda tem várias pendências. Segundo a prefeitura, a reforma do zoológico deve ser concluída até o fim do ano. A vistoria foi acrescentada no inquérito e o caso permanece em andamento.

Nesta semana, a prefeitura também começou a tomar providências para reforçar a segurança no local. Seguranças foram contratados para cuidar do espaço, já que somente um guarda fazia o trabalho no local, que tem 80 mil metros quadrados. (Com informações do G1)

Nenhum comentário: