AGENDA CULTURAL

1.2.17

O não da vereadora Tieza ao prefeito Dilador - Araçatuba

Hélio Consolaro*

Dizem que para ser político necessita-se ter moela, estômago posterior das aves que mói qualquer coisa. Na verdade, a atividade política exige paciência e senso de oportunidade.

Estou aproveitando esse “não” que a vereadora Tieza disse ao prefeito Dilador Borges, ambos do PSDB, ao convite para ela ser a líder do governo na Câmara Municipal de Araçatuba, para  explicar algumas coisas que acontecem nas articulações políticas.

Não tenho nada com os problemas de outros partidos políticos, não estou querendo ensinar o “pai-nosso para o vigário”, mas como construtor da cidadania, não deixo passar a oportunidade. A lição fica melhor dada quando o exemplo não tem envolvimento próprio do autor do texto. 


Algumas pessoas estranharam o “não” dito ao Dilador, porque Tieza por duas legislaturas (8 anos) foi a única representante do PSDB na Câmara Municipal de Araçatuba, fazendo oposição sistemática. Merecia ser a presidenta ao se tornar situação.   

Quando se faz uma composição política ampla, como fez Dilador Borges para se eleger, o prefeito é de todos os partidos. Se ele privilegia o partido dele em tudo, rompe-se a aliança feita. Então, ele deixou que a presidência da Câmara ficasse com um vereador de outro partido, o PSB, o Papinha.

A Tieza teimou em ser candidata à presidência do Legislativo araçatubense com apoio da oposição. O ego falou mais alto. Isso provocou um esgarçamento na relação entre vereadora e prefeito. E quando foi convidada para ser a sua líder, ela lhe deu um “não” bem sonoro.

Com certeza, Dilador sabia que ia ouvir o “não”, mas quis fazer o convite para que as porteiras do caminho ficassem bem marcadas.

Como dizia um amigo: “Esse povo é tinhoso, consegue descalçar as meias sem tirar os sapatos dos pés”. Nada disso. Só basta saber que o último sentimento que morre não é a esperança, mas a vaidade.  


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras.

Nenhum comentário: