AGENDA CULTURAL

17.4.17

Pessoa oferece-se como ledor

Paulo Souza quis inserir um anúncio na agenda cultural deste blog se oferecendo como “leitor particular”: (18) 99601 8354.
Hélio Consolaro

O internauta Paulo Souza quis inserir um anúncio na agenda cultural deste blog se oferecendo como “leitor particular”: (18) 99601 8354. Na hora, levei um choque, pois ele apenas dava a entender que os serviços seriam prestados para uma pessoa com problemas visuais. Não deixava isso claro.

O anúncio me lançou à pesquisa. Também descobri que há “leitor” e “ledor”. O primeiro lê para si, o segundo lê para os outros, como se fosse um locutor. Ser “ledor” era um trabalho de voluntariado, hoje, se tornou uma profissão e que precisa ter um certo preparo para exercê-la.

O ledor é aquele que empresta aos cegos e deficientes visuais através de sua voz a possibilidade da leitura de diferentes textos, especialmente em avaliações, concursos, vestibulares e em especial no Enem.

Puxei pelas orelhas a minha ignorância e me lembrei que meu companheiro de clube Lúcio Collicchio, procurador aposentado, responde a meus e-mails embora seja cego, pois existem os leitores de telas.

“DosVox é um sistema operacional que permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador e executem várias tarefas. Em constante aprimoramento, o Dosvox foi concebido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.”

“Também, existem outros como Virtual Vision, Jaws, etc., sendo este último considerado o mais popular do mundo. Em sua maioria tem download gratuito e rodam bem nos atuais sistemas operacionais, como Windows e Linux. Entretanto, nenhum deles substitui a voz humana”.

-->
E para concluir: “Pela voz se dá a interação entre o mundo do vidente e o mundo do cego, a voz pode ser trabalhada e transmitir sensações e emoções. O ledor precisa imprimir ritmo e alterar a tonalidade de acordo com o texto, que é povoado de recursos como a acentuação e especialmente a pontuação”. 

Não basta fazer uma leitura fria como os audiolivros. A presença, a convivência e a troca de ideias são muito importantes. Pesquisar mais: www.eusemfronteiras.com.br

Nenhum comentário: