AGENDA CULTURAL

28.10.17

Ser esquecido, mas nem tanto

Hélio Consolaro*


Motorista embriagado esqueceu onde deixou o carro e pediu ajuda à Polícia Militar

LER NOTÍCIA, CLICANDO AQUI

Um veículo Gol, com placa de uma cidade da região de Presidente Prudente, foi abandonado na Rua Monte Carlo entre as ruas Clarismundo de Melo e Salgado Filho, ao lado da Escola Maria Aparecida Balthazar Poço, no Jardim Monte Carlo, em Araçatuba. Depois de vários dias descobriu-se que o motorista não sabia onde havia deixado o carro. A Polícia Militar o localizou e recomendou a remoção para não ser guinchado. 

A notícia por si só tem o seu lado cômico, nem é preciso de muito esforço para rir da situação, mas o cronista tira leite de onça, descobre facetas do fato imperceptíveis pelo leitor.

Em tempos não muito remotos, quando os homens bebiam, em vez de perder o celular, desaparecia a guaiaca**, quantos cavalos arriados foram largados à espera de seu dono. Não fosse alguém para lhe dar água e milho, morria de fome amarrado ao tronco de uma árvore.   

Apesar de bêbado, o motorista foi consciente, em vez de continuar dirigindo, abandonou o carro antes que machucasse alguém com sua direção tresloucada. Certamente, a polícia nem lhe aplicou a multa, apesar de ter confessado que tudo fora provocado por seu estado de embriaguez. Não sei se faria o mesmo, se o carro fosse mais novo, um Corola, por exemplo.

Há muitas histórias de carros esquecidos sem que o dono estivesse bêbado. Aliás, outro dia li uma notícia de que o esquecimento, ser esquecido,  é uma característica dos gênios, pessoas muito inteligentes.

Se essa tese for verdadeira, o saudoso professor Fernando de Almeida Prado, de quem não tive o privilégio de ser aluno, tido como gênio por alunos e por amigos, lecionava Matemática (ciências exatas) no antigo I.E. e, quando em 1967 foi aberta a Faculdade de Filosofia de Penápolis, passou a fazer parte de seu corpo docente devido à sua genialidade. 

Certa noite, voltou da FAFIPE para Araçatuba de carona, largando o seu carro no estacionamento da faculdade. E segundo a lenda, não havia sido a primeira e nem seria a última vez.  

Ser esquecido, mas nem tanto, porque há um esquecimento que é fatal: se esquecer de respirar. Aí, quando for dar por si, estará na unha do capeta ou nos braços do Senhor. 

**Cinto largo de camurça ou couro macio, provido de bolsinhas para guardar dinheiro e objetos miúdos e usado também para o porte de armas.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor.

Um comentário:

RONALDO VERNECK GONCALVES disse...

Olá Hélio! Parabéns pela crônica! Gostaria de dizer que há outras facetas do esquecimento. Uma delas é o Mal de Alzheimer. Começa com esquecimentos simples e vão se aprofundando. Esquecer objetos, compromissos, dar descarga no banheiro, fazer higiene pessoal (banho escovar os dentes, etc) e das refeições (se já comeu ou não) e datas, é o início dela. A doença tende a se desenvolver mais rapidamente a ponto das pessoas esquecerem de quem são os parentes próximos, onde mora e, as vezes, até seu nome. É imperativo que se perceba no início, para começar imediatamente o tratamento. Dessa forma, o período mais severo da doença é empurrado para o final da vida. Não é incomum pessoas passarem anos na cama, tendo de usar fraldas geriátricas ou em modo vegetativo, por anos. Alguns médicos já afirmam que o Mal de Alzheimer é a doença do século XXI. Com o envelhecimento da população e sua expectativa de vida se tornará caso de saúde pública. Para isso o governo tem de criar políticas públicas no combate ao mal de Alzheimer que configura não só uma característica genética de pessoas mais propensas em idade avançada desenvolvê-la, mas pelo modo de vida (tipo de alimentação, sedentarismo ou pouca atividade intelectual de esforço). Fica a dica para uma crônica sobre o Mal de Alzheimer. Forte abraço.