AGENDA CULTURAL

28.11.20

Fissurada: uma língua diferente!

A língua fissurada é muito frequente!

 Língua é magia, espelho, atração, intimidade, libido, carinho e muito mistério! Sua superfície é regular, rugosa e rosa claro. Se houver camadas brancas ou coloridas na superfície é saburra, uma película de restos alimentares, bactérias fungos, parasitas e vírus. Não tem como não ter saburra se houver sobremesa como pudim, mousses, cremes e sorvetes. Na língua “padronizada” como normal não se tem sulcos e fissuras na superfície, mas estão presentes em muitas pessoas, talvez na maioria.

Língua fissurada é quando predomina sulcos e fissuras na superfície e que ajudam acumular ainda mais restos alimentares. Sem higiene frequente, as bactérias podem fermentar os carboidratos, formar ácidos e gerar um certo desconforto, ardor e halitose, mas apenas nos casos mais acentuados. A maior parte dos portadores não tem sintomatologia, nem com a ingestão de alimentos condimentados ou excessivamente quentes.

CAUSAS E TIPOS

A língua fissurada é uma variação do desenvolvimento, mas é muito rara em crianças com menos de 4 anos. Sua frequência aumenta com a idade. Para alguns estudiosos é um processo de envelhecimento lingual precoce quando se apresenta nos jovens. Sua prevalência chega a 10% em algumas populações, mas se destaca mesmo em pessoas com mais de 40 anos com frequência aproximada de 60%. Como é muito frequente, se associa a língua fissurada com muitas outras situações, inclusive síndromes.

Além da evidência epidemiológica de que se trata de um envelhecimento precoce, a causa precisa da língua fissurada não é conhecida. Considera-la uma malformação congênita é difícil porque não aparece no nascimento, e a palavra “congênita” significa exatamente isto: “nascida com”! Vai aparecendo com a idade!

Já adivinhei o seu pensamento e preocupação, mas fique calma, a língua fissurada é uma condição benigna e não predispõe ao câncer e nem a outras doenças. Se tiver língua fissurada, relaxa, solta e mostre a língua, fotografe e faça poses. Se você nunca fotografou e posou com sua língua, fissurada ou não, fica aqui registrado o meu espanto! Programe-se, marque uma sessão fotográfica de poses linguais, caretas engraçadas, outras sensuais, algumas raivosas e outras sensuais! Liberar a língua ajuda dar asas à alma e liberdade ao corpo! Faça um vídeo e um “post”, mostre sua alegria e aceitação!

A língua fissurada pode ter vários aspectos. As vezes lembra um cérebro ou cerebriforme, algumas tem semelhança com a superfície de uma folha vegetal ou foliácea e ainda tem aquelas com um formato escrotal, pois nem sempre tem uma fissura longitudinal mais profunda no centro e da qual partem outras menores transversais. Com o tempo os sulcos aumentam em extensão e profundidade.

RELFEXÃO FINAL

A língua fissurada é diferente, apenas isto! Algumas peles mudam com o tempo, outras com o sol e outras ainda são naturalmente diferentes. Igual comida e bebida, cada qual tem seu jeito de agradar e fazer sentir! Você já ouviu alguém dizer que adora coisas diferentes, então, você que tem uma língua fissurada, aproveite-se disso! Afinal, a palavra “fissurada” também significa vidrada, entusiasmada e encantada!

Alberto Consolaro – professor titular da USP -  
FOB Bauru-SP - consolaro@uol.com.br 

Um comentário:

Anônimo disse...

a minha lingua é fissurada desde que nasci as rachaduras pioram quando como alimentos muitos ácidos