AGENDA CULTURAL

6.3.21

PT não vence sozinho o bolsonarismo - Renato Janine Ribeiro

 (Publicações do perfil do autor no Facebook)

Quem é contra Bolsonaro deveria pensar o seguinte:

1) A direita não fascista, a parte do empresariado e a mídia que veem nele a destruição do Brasil precisam se convencer de que é quase impossível derrotá-lo sem o campo progressista, em especial, o PT. Sendo francos, hoje essa soma de forças, poderosa na mídia e no dinheiro, nem chega ao segundo turno;
2) O PT precisa perceber que sua imagem foi muito prejudicada - pela campanha ininterrupta contra ele, bem como pela crise econômica que devastou o período Dilma - e que sozinho ele não vence o bolsonarismo. Pode ir ao segundo turno, mas - hoje - não vence.
Claro que há raivas suficientes entre essas duas famílias para encher um caminhão, dois, três. Mas sem levar em conta esta foto Polaroid do momento presente, é difícil.

Pluralismo na imprensa brasileira não existe

Bom dia a todos! Não me espanta nada que o jornal O Globo, ao consultar 7 economistas sobre a declaração de Bolsonaro segundo a qual "o Brasil está quebrado", só tenha chamado defensores da agenda privatizante, tucana, liberal, neoliberal, como quiserem chamar.
Pluralismo, na imprensa brasileira, não existe. E se não há na cobertura de economia, pensem que é difícil haver na política.
O que contrasta com a simpatia que a imprensa mostra pelas pautas de direitos humanos, ainda bem - mas é como se fossem direitos humanos sem carne.
Dá para imaginar que se possa melhorar a situação de quem mora em favelas, de quem é negro, de quem é a maior parte dos assassinados pela polícia, sem investimentos pesados na área social?
Eles até podem dizer, OK, mas tirem isso dos salários dos professores e pessoal da saúde pública. O que não resolve nada, na verdade piora, porque corta o futuro.

Renato Janine Ribeiro, nasceu em Araçatuba-SP, professor de Filosofia da USP - ex-ministro da Educação

Nenhum comentário: