AGENDA CULTURAL

29.8.06

Viva o Orkut!

Hélio Consolaro


O Google desafiou a pretensão legal do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que quer a revelação de detalhes sobre as buscas realizadas no site.

http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=4443617733820893577

Não gosto de pessoas que desconfiam de tudo, mas não sou um ingênuo, caminho em terrenos minados, sempre analisando tudo, para não ser uma vítima. Primeiro, eu confio, depois desconfio. Nada de pré, o negócio é pós.

Mesmo assim, com todo o ceticismo, nem sempre se é
bem-sucedido, de vez em quando me frustro. Isso faz parte do show da vida. Fazer o quê? Só não se engana quem já morreu.

A moda agora é falar mal do Orkut. Deve-se a uma onda de moralismo que vem por aí. Há gente que não tolera ouvir, ler ou ver aquilo que não bate com seus valores. Tudo deve ser “ordem unida”, como na Idade Média.

Deve ser lobby da Microsoft, porque a Google avança significativamente, até desafiou Bush. Juro que gostaria de que desafiasse também o governo chinês, mas submeteu-se.

Gosto de quem desafia os poderosos, mostra-lhes a língua, como Einstein. Só para prestigiar, fiz o meu blog no espaço http://www.blogger.com/, que é atualmente da Google.

Democracia e liberdade não têm adjetivos. Há gente que quer democracia e liberdade apenas para os amigos. Elas precisam ser amplas e irrestritas, principalmente, para os os adversários dos governos. Liberdade e democracia são imprescindíveis às pessoas que pensam diferente.

Se Jesus Cristo era gay, e José foi um corno, isso é uma questão de interpretação. E todas as pessoas têm o direito de interpretar o mundo e os fatos históricos como queiram. Esse negócio de impor como eu penso aos outros se chama ditadura, e nenhuma presta, seja de direita ou de esquerda. Pior a moralista.

Então, caro leitor, se quiser ter a minha crônica para mandar a um amigo ou dar uma aula com ela, sem precisar digitá-la novamente. Enfim, para qualquer utilidade que seja para o crescimento das pessoas, acesse o http://www.blogdoconsa.blogspot.com/

A idéia surgiu numa conversa com a colega de Folha de Região, a Célia Villela. Como admiradora do Luís Nassif, acompanha as crônicas dele por blog, ela queria saber a diferença entre blog e site. O site é mais institucional, mais complicado para postar um texto nele, já o blog é bem simples, pode ser operacionalizado até por uma criança.

Durante a pesquisa, resolvi implantar o meu, como forma de obter comentários mais rápidos. Então, caro leitor, acesse o blog e deixe lá a sua opinião a respeito de uma crônica. Pode xingar também. Afinal, democracia é o regime político em que se pode xingar, mas perdoar é indispensável..

Sou orcuteiro também, sem preconceito. Se há democracia, sou a favor!

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal. Gostei desse seu "Blog". Às vezes preciso de suas belas crônicas para trabalhar com meus alunos, mas fica difícil ou trabalhoso guardar todos os cadernos Vida ou recortá-las por um tempo até um número necessário para trabalhá-las em aula e socializá-las (já fiz várias vezes.Parabéns por mais essa. Você é meu escritor preferido! Bejo.