AGENDA CULTURAL

30.8.06

Campanha eleitoral

Hélio Consolaro

Não sei se já lhe disse, caro leitor, mas não estou mais com saco para campanha eleitoral. Não estou vendo nem os programas na tevê. Coisa maluca, estou me desconhecendo.

Sei que a a política é imprescindível à democracia, estimulo a juventude a participar, mas cansei, saturei, enjoei. Só não virei analfabeto político e nem voto nulo.

Quem tem um passado de militância, nunca se livra dele, mais ou menos como o filme “O Teu Passado te Condena”, por isso outro dia fui convidado para uma reunião de lançamento de candidatura no Centro do Professorado Paulista.

Como conheço a Durvalina Garcia desde os velhos tempos de MDB, militamos na Apeoesp (ela continua, sou apenas sócio), lecionamos juntos no Colégio Salesiano, é impossível dizer não. Ela e o marido, Chico Garcia, não desistem da militância política, são persistentes. Admiro isso.

Pensei que no CPP houvesse um jantarzinho, algo light, quando vi cadeiras perfiladas, palco, telão e que a bebida seria saliva de político e o petisco, seus discursos, pulei fora. Fui ver o show da Tânia Maya na praça João Pessoa, minha praia, meu ancoradouro para o estresse semanal. Depois me arranjei com a Durva: desculpa, não me senti bem, coisa e tal.

Lá na Academia Araçatubense de Letras, resolvemos acolher candidatos que já nos ajudaram, provaram interesse pela cultura e pela literatura concretamente. Se alguns deles quiserem participar de alguma reunião conosco, não há problemas, sinta-se convidado. Se quiserem deixar santinho lá, também. Teremos uma mesa ecumênica, ou seja, plural.

Qual é a lista? Marly Garcia (PMN – dep. estadual) é acadêmica da AAL, portanto, encabeça a lista. Cido Sério (PT – dep. estadual) em anos anteriores nos socorreu por meio da Afubesp; Roque Barbieri (PSDB – reeleição - dep. estadual), elaborou projeto de lei aprovado pela Assembléia Legislativa e conseguiu a sanção do governador Geraldo Alckmin, reconhecendo a AAL de utilidade pública estadual.

Ricardo Castilho (PV - reeleição - dep. estadual) propôs uma emenda no orçamento estadual, destinando uma verba de R$ 25 mil. Não veio nada até agora, mas aguardamos. A esperança é a última que morre, e como o partido dele é verde... Quem sabe!

Jorginho Maluly (PFL – dep. federal) por seu pai, o prefeito, ser membro honorário da AAL e nos dar apoio em algumas iniciativas. Durvalina Garcia (PT – dep. federal) por ser militante da Apeoesp, parceira da AAL, em concursos literários.

Ajudar agora, de última hora, não resolve. Não estamos à venda. Isso tudo, caro leitor, porque abandonei a política. Já pensou se eu estivesse nela! Credo!

2 comentários:

Anônimo disse...

Tudo o que você disse é o que todos ou a maioria pensamos, É ISSO MESMO, você é a nossa voz que cala. Fala por nós e com arte.
Com seus textos me sinto desabafada...vingada...feliz...
E o de hoje então...(Esperar o ladrão)foi ótimo. Comigo aconteceu mais ou menos o mesmo. Têm coisas que não adianta "descabelar".
Parabéns nosso cronista-mor!

Anônimo disse...

Oi Helio, q bom q vc fez um blog,e quero te dizer q vc não foi o único q vazou do CPP quando viu as cadeiras perfiladas. Rí muito qdo lí sobre seu feito histórico porque tivemos a mesma idéia e saimos de fininho, uma por uma, várias amigas, e fomos tomar chopp lá na Deli, foi muito melhor q ouvir discurso político, com sede e sem jantar.
Realmente nossos políticos estão de chorar.
Um beijo prá vc.