Hélio Consolaro
O cronista tem uma vantagem. Recebe convites especiais e novidades. E durante as viagens, amigos e leitores se lembram dele:
- Isso tem a cara do Consa!
Assim recebi uma sacola da Academia Maranhense de Letras, trazida pela amiga Salete Marini. Nela, havia um exemplar da revista da entidade, estatuto e regimento interno e um exemplar do jornal “O Estado do Maranhão”.
E do amigo Wilson Marini, ex-editor desta Folha, ganhei um azulejo, similar à placa existente num beco de São Luís do Maranhão: “Beco do Quebra Bunda”. Deve ter se lembrado das crônicas do boteco Bate Forte.
Da editora deste caderno Vida, Ághata Urzedo, que esteve em Natal, RN, recebi um chaveiro. E assim, de suvenir em suvenir, a casa do Consa vai se enfeitando.
Também tenho em mãos o livro “Pai é Outro Papo – Um livro para todos os pais”, depoimentos de alunos do Colégio Degrau sobre seus pais. Cada família da escola recebeu um exemplar como homenagem ao Dia dos Pais, 2006. Há escola que investe na publicação de livros, como faz Zenir Nogueira Devides de Oliveira. Isso é bom.
O Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras está organizando a sua “Experimentânea 6”, uma coletânea de textos produzidos por seus membros. Dá um trabalhão danado, mas a alegria de ver o livro, lamber a cria, compensa os sacrifícios.
A Associação dos Poetas e Escritores de Marília, APEM, publicou a quarta seleção de poemas de seus membros: Roda dos Ventos. Débora Milani é a organizadora da coletânea.
Sábado, 16 de setembro, 14h, a Academia Araçatubense de Letras receberá a visita de alunos da Fateb, Birigüi, 2.º termo. Eles virão acompanhados do professor Adair Vieira Gonçalves, mestre e doutorando da Unesp, câmpus de Araraquara. Será um papo interessante.
O professor Alcides Mazini me passou o livro “A Formação do Professor e Outros Escritos”, de José Mário Pires Azanha, professor aposentado da USP. Editora do Senac-SP.
E para completar o mundo das letras, este cronista estará participando do 14.º Congresso Brasileiro de Poesia, organizado pelo Sesc em Bento Gonçalves – RS. Pretendo observar bem o “know-how” usado pelos gaúchos para organizar em Araçatuba o Congresso Brasileiro de Contos, talvez em 2007, quando acontece a entrega do famoso prêmio do concurso de contos “Cidade de Araçatuba”, organizado pela secretaria municipal de Cultura e Turismo.
Já houve ano em que esse prêmio tão conhecido nacionalmente foi entregue diante de uma diminuta platéia de 50 pessoas. Araçatuba precisa fazer marketing de suas boas coisas. A literatura é um bom caminho no campo cultural.
2 comentários:
Uma camisa do palmeiras!
"Isso tem a cara do Consa!"
Mande a camisa do Palmeiras, por favor! CONSA
Postar um comentário