AGENDA CULTURAL

3.12.06

Decadência total


Hélio Consolaro

É verdade que a av. Brasília é a parte mais bonita de Araçatuba por sua paisagem. E que a Pompeu de Toledo colabora significativamente para isso.

Às vezes, quando uma casa está meio em crise, sem poder gastar muito, cuida-se mais da sala de visitas do que dos fundos para encobrir a decadência. A maquiagem salva a aparência, mas, infelizmente, nem isso está acontecendo naquele setor da cidade. A velha senhora não cuida do seu próprio rosto, está deprimida.

Estou me referindo mais especificamente à av. Pompeu de Toledo, com o córrego Machadinho, que um dia foi canalizado, fazendo a intersecção das duas pistas. Deixar uma avenida daquele porte naquele estado é não salvar nem a aparência! Decadência total.

Não estou falando do capinzal, porque o mato faz parte do ecossistema, mas da poluição, da sujeira, da falta de cuidado, dos passeios que estão quase intransitáveis, pois o calçamento está ondulado, impedindo até as caminhadas.

Não gosto do trabalho do Boris Casoy, mas sou obrigado a repetir o seu bordão: aquilo está uma vergonha! Não será possível comemorar com orgulho o centenário de Araçatuba em 2008, deixando aquela avenida naquele estado.

Aliás, Araçatuba não tem um parque, onde a população possa praticar esportes e ter eventos culturais, caminhar de manhã ou à tarde. Sei que a cidade tem outros predicados, mas uma urbe feia e mal-cuidada faz um péssimo marketing.

Por ironia do destino ou por interesses comerciais, duas empresas construíram uma passarela, unindo as duas pistas, e colocaram uma placa dos dois lados: "área preservada por..." (e o nome delas).

Será que os dirigentes de tais empresas acham que estão fazendo marketing positivo com tais placas, já que embaixo o córrego está morrendo de tanta poluição? Que preservação estão praticando?

Para tristeza de quem gosta de Araçatuba, isso acontece por aqui... Infelizmente.

Um comentário:

Ventura Picasso disse...

Olhando de longe, a Avenida Brasília é bonita, mas de perto, como dizem: ”ninguém é perfeito”. Com essa aparência a ‘velha senhora’ fica mal vista. Algum parente de quem governa anda falando em turismo; Não estão cuidando nem da sala de visitas, o lixo está à vista, embora sob o tapete. Na Pompeu de Toledo o governo não passa, não cheira bem, eles não gostam do lugar. O único lugar limpo, bem cuidado com recursos sofisticados é o prédio da Câmara dos Vereadores, ar condicionado, TV Câmara, rádio etc. Com certeza, os turistas serão encaminhados para o auditório, que é muito bonito, um sonho da Branca de Neve. De resto, caro Consolaro, sem querer, mas sou obrigado a destilar o chavão do Boris:”Isto é uma buraqueira”.
Ventura Picasso