AGENDA CULTURAL

15.6.08

Reflexões sobre o meio ambiente


Hélio Consolaro


Atualmente, trabalho com edição de livros na Editora Somos, uma empresa do grupo Folha da Região. Como sempre incentivei as pessoas a publicarem seus textos, exporem suas idéias, realizarem o velho sonho, com esta nova tarefa tudo ficou mais fácil.

Fui convidado em julho de 2007 a lançar o meu livro “Aulas de Gramática Aplicada” na Funepe – Fundação Educacional de Penápolis – onde fiz meu curso de letras. Na oportunidade, conheci o seu presidente: Eder Granato, que também é secretário municipal da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Penápolis. Assim, nos tornamos amigos e fui descobrindo suas idiossincrasias: foi grande judoca. Talvez, daí venha sua personalidade serena e tranqüila.

Pá de cá, pá de lá, mostrou-se desejoso de publicar a sua dissertação de mestrado, mas não sabia como. Assim, lhe assessorei, transformando o trabalho universitário em livro. No início deste ano, houve o lançamento de “Desenvolvimento Sustentável – Garantia de Vida com Qualidade”, de Éder Granato, pela Editora Somos. Sonho realizado.

Como professor de várias universidades, secretário do município, ele demonstra em seu livro a aliança da teoria com a prática, com os pés no chão, sendo mais ecólogo do que ecologista, mas enfatizando que a militância pró meio ambiente faz parte da cidadania atual.

Como a região Noroeste está sendo tomada pela cana, Eder Granato aborda a questão também em seu livro, rechaçando as críticas irresponsáveis, mas fazendo advertências para as conseqüências funestas. Gráficos e desenhos tem apresentação colorida, e o livro foi impresso em papel reciclado.

Como escreveu na orelha do livro Sandro da Silva Pinto, mestre em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos: “Falar sobre a obra deste amigo é uma singular e prazerosa experiência”. E continuou: “Uma particularidade do livro é a riqueza de detalhes existentes sobre o possível desenvolvimento econômico de nossa sociedade, de forma sustentada, na qualidade vida que desejamos, vista por quem vive profissionalmente este desafio”.

Apesar de ser parte do negócio, pois fui seu editor, me atrevo a indicar a leitura do livro a meus leitores, que pode ser feita num fim de semana, pois sua linguagem é acessível. O volume possui 126 páginas, e pode ser adquirido pelo telefone: (18) 3652-3828 ou pelo e-mail: eder@funepe.edu.br

Como interioranos, precisamos prestigiar nossos intelectuais, para que eles continuem sua produção, enriquecendo a cultura e a literatura regional.

4 comentários:

Beatriz Nascimento disse...

O livro parece ser bom mesmo.

Anônimo disse...

Realmente devemos prestigiar e apoiar nossa literatura regional e no caso do professor Éder Granato isto se torna fácil e até prazeiroso, pelo conhecimento, informações e responsabilidade nas suas opiniões, apoiadas sempre no conhecimento e no bem estar público.
Edson Montilha - Ecólogo

Edson disse...

Realmente devemos apoior e incentivar as publicações regionais. No caso do professor Éder Granato, isto se torna fácil, pela experiência, capacidade didática e principalmente pela prática em favor ao meio ambiente.
Edson Montilha

Anônimo disse...

Não vale a pena ler uma obra onde sabemos que tudo que esta escrito não corresponde com as atitudes do autor. Papel aceita tudo , difícil é ser coeso