AGENDA CULTURAL

21.3.11

Etiqueta da cachaça

Seleção de 400 rótulos da bebida revela design tipicamente brasileiro e registro de grandes momentos da história do País, além de altas doses de humor e erotismo   


Por Fernando Figueiredo Mello  - REVISTA BRASILEIROS 


Apreciar uma boa cachaça é quase um rito do brasileiro. A bebida tem se tornado cada vez mais nobre, como mostrou a matéria de capa da edição 30 da Brasileiros, no belíssimo texto do nosso diretor-adjunto Nirlando Beirão. Os bons bebedores do néctar dos deuses, no entanto, não costumam apreciar outra beleza presente nas garrafas de cachaça, além do saboroso líquido no interior das ampolas: os rótulos (leia também sobre rótulos de vinhos na coluna Bebidas, da sommelier Gabriela Monteleone, na página 30).

Para lembrar a história dos rótulos das inúmeras cachaças brasileiras, o Instituto Tomie Ohtake (ITO), em São Paulo, abriu no dia 10 de fevereiro a exposiçãoCarinhosamente Engarrafada. A mostra, que vai até 10 de abril, traz mais de 400 rótulos de diversas cachaças e foi organizada pelo designer gráfico Egeu Laus, que também é pesquisador da Memória Gráfica Brasileira. Além de rótulos, a exposição conta também com pedras litográficas que eram usadas para a impressão das etiquetas nas décadas de 1950 e 1960. As pedras foram cedidas pela Universidade Federal de Pernambuco.

A mostra revela não só o espírito bem-humorado do povo brasileiro, mas também traça um histórico do design do País. Um dos objetivos da exposição é identificar um design tipicamente brasileiro nos rótulos. Conversamos com Egeu Laus, por e-mail, para saber mais sobre a exposição.
CONTINUE A LEITURA

Nenhum comentário: