AGENDA CULTURAL

6.10.11

De para-choque de caminhão


Hélio Consolaro*

Minha menina, como é difícil nascer e interpretar o mundo. Mundo é tudo aquilo que não sou eu. Algumas pessoas nascem, ouvem certinho tudo aquilo que os adultos falam, principalmente família, escola e igreja e são felizes vivendo o papel do outro, ou dos outros. Cidadãos cordatos, obedientes.

Digo “minha menina” porque foi minha aluna quando era bem jovenzinha, sinto-me responsável por você. Imagine! Para os adultos, as crianças não crescem. Viu? Quero ser diferente dos outros, mas sou traído por meus sentimentos.

Outras pessoas, minha menina, tornam-se rebeldes, querem ser originais, dão a cara para bater, apanham da vida sem que os direitos humanos sejam feridos e, às vezes, chegam à conclusão de que obedecer é melhor, mas os caminhos tortuosos que caminharam lhe deixaram  marcas e sabedorias, são seres pensantes. Não sei se mais felizes.

Então, menina, você parece que está se encontrando. Afinal, 35 anos são quase meia existência. Você tem momentos de rebeldia, às vezes, se torna camaleão para cavar subsistência. Já a vi pregando religiões esquisitas, militando em partidos (ora de direita, ora de esquerda). Define-se como artista de teatro, mas vestiu a máscara de uma personagem, representa-a ao vivo, em 3D.

Não gosto de dar conselhos, mas você, minha menina, precisa ouvir mais a voz de dentro, parar debaixo de uma árvore ou no ponto de ônibus mesmo, conversar consigo  mesma diariamente, perscrutar a alma. Alguns chamam essa voz de Deus, outros como o âmago de nosso ser, o ponto gerador de nossa existência. Tudo isso parece filosofia de para-choque de caminhão, mas não tenha preconceito, os ensinamentos nascem de fontes inesperadas.   

Cada um pode errar, erro advindo da ousadia, mas que isso seja verdadeiro. Da queda, tiremos a lição, levantar-se sempre é preciso. Como somos caminhantes, se faz necessário caminhar, fazer rastro.

Então, minha menina, você veio me contar de suas novas opções, entusiasmada. Tive vontade de lhe dar alguns palpites, apontar caminhos, mas me contive, não tenho esse direito, porque as lições precisam ser vividas, passar pelo fogo para temê-lo. Não é possível ter medo do fogo  apenas de ouvir falar  que ele é perigoso.

A  experiência de Deus, a experiência de vida é única,  não é possível comunicá-la plenamente. Eu posso passar o contentamento, a  tristeza que são minhas de ter tido  certas passagens  na minha trajetória, só isso,  não posso fazer delas conselhos.    

Minha menina, seja feliz. Ganhe asas. Todos os percalços não foram em vão, faça dos limões uma deliciosa limonada. Parece um chavão, mas eles, às vezes, contêm sabedoria. Chegue à velhice com orgulho do que fez, cheia de felicidade.

A pior coisa não é ser velho, ruim mesmo é concluir que poderia ter feito diferente. Mas os caminhos prontos não existem, cada pessoa tem diante de si uma floresta todos  os dias e ela precisa abrir a  picada, construir  a  clareira. Não havia outro caminho, cada um constrói o seu. Não há caminho a seguir.

Minha menina, quero vê-la sempre sorrindo. As pessoas nascem para a felicidade, às vezes, complicamos tudo. Seu sorriso enfeita ainda mais seu rosto. Não pense que podia ser diferente, não imagine que devia estar noutro lugar. Cada um é importante onde está; de um buraco, poderemos alcançar as estrelas.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Atualmente é secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP.   

4 comentários:

HAMILTON BRITO... disse...

Eu também nao sou de dar conselho, a menos que me peçam. Acho que a maior experiência de vida que uma pessoa tem em relação a outra permite apontar algumas possibilidades mais provaveis. Não temos que aprender dando cabeçadas sse a história de algo ou alguém pode sugerir riscos para uma determinada conduta ...mas a escolha sim pertence ao aconselhado e este que dê rumo à sua vida.

Anônimo disse...

[...] Mundo é tudo aquilo que não sou eu. [...]

[...] Como somos caminhantes, se faz necessário caminhar, fazer rastro.[...]


Que lindo, Hélio!


Wanilda Borghi

Anônimo disse...

E um dia surgiu a luz, assim como a humanidade avança, a jovem procura seu lugar, vai viva seus momentos como se fossem os ultimos de suas vidas, tenha a sua vida plena, não são conselhos, quem sou eu para dá-los.Sei que quem sabe aproveitar todas suas sanches e oportunidades, vão um dia, ter a satisfação de ter vivido e não passado por esta vida em brancas nuvens.
Marianice

Emanuela Menezes ou Simplismente Manú. disse...

"Querido Professor...atraso em lhe desejar os Parabéns pelo passado dia dos professores...(e por favor desdenhe de meus erros gramaticais), para mim dia das mães, pais e mestres são todos os dias...
A crônica me fez chorar, choro engasgado, tímido...35 prof? Poxa vida! Envelheci tanto assim? Cacilda's tenho só 28...hehehehehe.
Obrigada por me ouvir, obrigada pelos Conselios nas Entrelhinhas, muito obrigada por todas as chamadas de 5º a 8º, pelo apoio com livro de Cecilia no Sale no 2º.
Quanto posicionamento Político antes tarde(ARTE) do que nunca, pois Brecht já havia alertado há tempos,(...)O Pior analfabeto é o analfabeto Político, pois de sua ignorância provém o (...)...pois é Sensei, demorei(estava lendo) mas hoje tenho convicção e acredito que seja mais do que Direita ou Esquerda, minha opção é Universal está influênciando o mundo, a minha opção é para todas as tribos, ela é colorida, ela passou por todos os degraus e pedras do caminho, por isso tem Alicerce e competência...sua bandeira é vermelha, nosso símbolo? Uma estrela( um dia eu sonhei em ser uma), hoje estou dentro da estrela não quero ser a melhor em nada, quero ser competente,sincera esforçando me sempre para ser diariamente um pouquinho melhor...contribuindo efetivamente na construção de um lugar melhor para se viver!
HOJE EU GRITO...EU oPTei!!!
Minha parte estou fazendo...trabalho de formiguinha mesmo...famila, vizinhos, amigos, na rua no Bus...O Projeto irá prevalecer...Ideologia eu quero uma prpa viver!!!!!!!!!!!!! 13Hoje eu tenho a Espiritual e a Material...que alívio!!!Poder aos 28 anos com um filho(Maneco) com 4 anos e já ter definido os caminhos essenciais...isso é uma grande Permissão...Grata por tudo...por todos os limões, repulsas...acho Graça Prof de tudo da vida...tenhas certeza de que irei continuar sorrindo...e saibas que o senhor me indicou o caminho sim...lá no nosso Gegão eita época boa(amigos, mestres SUelly Suane muito obrigada, Zezinha muito obrigada, Caires Muito Obrigada, Neide querida Muito Obrigada, Jandira Muito Obrigada, Gracias a todos os Professores devemos nos unir em prol da Educação de nosso Povo)...a leitura o espírito de busca pelo conhecimento...devo grande parte ao senhor.
Muito obrigada Professor por sua coragem e empenho na Militância, Muito Obrigada Professor por ter acreditado no nosso Cido em sua Juventude.
Muito obrigada Professor por agora acreditar em MIM!