AGENDA CULTURAL

25.12.11

Palhaços rezam


Na apresentação da Companhia de Reis Estrela do Oriente na praça Rui Barbosa de Araçatuba, eu fotografei o trabalho da companhia (o grupo) à vontade, mas queria um ângulo novo. Fui ao fundo do presépio com figuras grandes que foram instaladas na antiga fonte luminosa da praça central. De repente, vejo os dois palhaços numa reza profunda ao lado da imagem do Menino Jesus, sem suas máscaras.

Jesus Cristo não é Deus, é o filho, mas diante da divindade onisciente, onipotente, as máscaras realmente são desnecessárias. Depois da reza, eles foram animar a folia (o evento). Isso mesmo, "folia" é uma visita ruidosa que era feita às casas dos moradores da zona rural. Os palhaços assustavam as crianças. Há gente que até hoje não gosta de Folia de Reis porque sofreu algum trauma na infância com os palhaços, que gostavam de assustar as crianças. 

Os Palhaços são os personagens mais curiosos das Folias de Reis. Sempre mascarados e vestidos com roupas coloridas, seguram em suas mãos a espada ou facão de madeira, com os quais defendem a bandeira. Se houver um encontro de bandeiras o Bastião deve defendê-la, cruzando sua espada com outros Bastiões sem dó! É o Bastião quem recolhe as ofertas, anuncia a chegada da bandeira nas casas, pergunta se o dono da casa aceita a visita, descobre as ofertas escondidas, “quebra os atrapalhos”, utilizando de gestos ou cerimoniais feitos por quem conhece a tradição.


Companhia de Reis Estrela do Oriente, de Araçatuba, no presépio durante a presentação da folia 
Na quinta-feira, 22/12/2011, na praça Rui Barbosa, mestre Nélson e o secretário municipal de Cultura, Hélio Consolaro
abriam as apresentações das companhias de Reis de Araçatuba
A Companhia Estrela d'Alva na frente do presépio, orando e cantando

2 comentários:

HAMILTON BRITO... disse...

Olha, negociguinte: pelo dogma da santíssima trindade Jesus Cristo é Deus. Santíssima trindade, ou seja, o Pai é Deus, o Filho (jesus Cristo ) é Deus e o Espírito santo é Deus.

Anônimo disse...

Que variedade de informações o Consa nos porporciona!!! Páginas belíssimas, em especial essa da Folia de Reis. Sugeriria ao Grande Consa gravar uma das cantorias para o nosso deleite, que vale a pena.
Muito obrigado, Caríssimo Consa, pelo que de tão bom tem postado em seu já famoso blog.
Meu abraço sincero e caloroso, embora aqui hoje em Campinas esteja soprando uma brisa deveras refrescante.
Bié.