AGENDA CULTURAL

5.3.12

A verdade dos fatos sobre o zoológico de Araçatuba

Éderson da Silva*
Flávio Leite Ribeiro - patrono do zoológico
A Administraçao Cido Sério encontrou o zoológico sobre ameaça de fachamento pelo IBAMA no ano de 2009, de lá para cá tem feito o possível diante do orçamento municipal para que aquele local permaneça aberto e com dignidade. Foi esta administração que conseguiu a licença da CETESB que não existia, que foi atrás de informações e subsídios para a reforma e adequação dos recintos dos grandes animais e dos pequenos mamíferos de acordo com as regras do IBAMA, foi atrás de recursos financeiros junto ao Governo Federal para implementar a reforma necessária, não só para os espaços dos animais, como para o prédio da administração e para os banheiros públicos, além de um playground e aparelhos de ginástica para as crianças e os visitantes.
Em meados de 2010, conseguimos protocolar um pedido de convênio com o Governo Federal, que após aprovado, originou um contrato de repasse de recursos financeiros da ordem de 1,5 milhão de reais, contrato este assinado em nov/2010.
 
Excursão de idosos ao zoológico de Araçatuba
Ato contínuo os arquitetos e engenheiros da Secretaria de Planejamento com o apoio e orientação do biólogo, do veterinário e dos demais técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, desenvolveram os projetos de ampliação e adequação dos recintos dos animais com subsídios do IBAMA e com visitas a zoológicos já adequados às novas normas para animais em cativeiros, como também os orçamentos das obras e as licenças ambientais para execução das mesmas, que foram então apresentados à CEF, que é a responsável pelas aprovações e pelos repasses, depois de aceitos nos foi liberado para licitar, o que já fizemos.
 
Aspecto do zoológico de Araçatuba
Neste momento todas as licitações das obras do zoológico estão na CEF para análise e tão logo esta análise termine receberemos autorização para o início das obras.
Após 30 dias do início, faremos a primeira medição, enviaremos à CEF, que enviará um fiscal para atestar o que foi executado para então notificar o Ministério do Turismo para que possa iniciar o repasse dos recursos, ou seja, até a apresentação e aprovação da primeira medição não existem recursos liberados. Vale ressaltar que as obras custarão mais de 2 milhões de reais, que serão utilizados no zoológico e na Lagoa do Miguelão, bem como em metade da avenida 2 de dezembro, sendo que a Prefeitura entrará com uma contrapartida de aproximadamente 600 mil reais e o restante vem do Governo Federal.

Qualquer coisa que digam ou escrevam diferente do que estou relatando aqui é MENTIRA, CALÚNIA E DIFAMAÇÃO.

*Éderson da Silva - Secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitaçãode Araçatuba/SP - (18) 3607-6547.

Nenhum comentário: