AGENDA CULTURAL

23.9.12

CASAL: aproveitar a crise como ensinamento

 
Como aproveitar a má fase no relacionamento e estreitar os laços afetivos entre o casal. A crise pode ser uma boa oportunidade de amadurecimento da relação.
http://mulher.sapo.pt

Por Ilana Ramos - www.maisde50.com.br


Depois que o casal desce do altar, nem tudo são flores em um casamento. Brigas e desentendimentos são comuns, afinal, ninguém compartilha as mesmas opiniões em todos os assuntos. No entanto, quando as brigas se tornam constantes e abalam a harmonia do casal, eles podem ter entrado em um estado de crise. Se bem administrada, longe de ser prejudicial, a crise pode ser uma boa oportunidade de amadurecimento da relação e fortalecimento dos laços afetivos.

Se não conseguimos conviver sempre em harmonia nem com nossos amigos, a crise pode atingir proporções ainda maiores em um casamento, já que a convivência nunca é fácil de ser administrada. De acordo com a psicóloga, socióloga, psicomotricista e doutora em sexualidade Katia Valladares, "as crises acontecem sempre que surgem insatisfações de uma das partes ou de ambas. A mulher pode estar insatisfeita com a falta de atenção, de carinho, falta de sexo, doenças com ela mesma ou com o parceiro ou até mesmo dificuldades financeiras".

Problemas entre o casal devem ser resolvidos. Jogar a toalha e procurar suprir suas insatisfações com outra pessoa, além de não resolver o problema inicial, acrescenta mais um. "É importante ressaltar que uma crise não significa que o amor acabou ou mesmo o fim do relacionamento. Às vezes, é necessária uma crise para o casal se rever e se redescobrir. Pode acontecer uma tentativa de resolver a situação afetiva com a busca de uma nova parceria, isso torna tudo ainda mais confuso. É melhor terminar um relacionamento antes de começar outro", afirma Katia.

A crise, por definição, é um ponto de transição entre uma fase boa e outra ruim. As possíveis saídas para uma crise podem ser duas: voltar à fase boa ou acabar de uma vez. A solução ideal para cada casal dependerá, portanto, do bom senso dele. Segundo Katia, "só mesmo o bom senso entre os pares pode determinar se a crise é apenas uma fase passageira ou o fim do relacionamento. Já acompanhei casais que estavam em crise, se separam de fato e reataram depois de um período afastados. Pode acontecer, também, de outros relacionamentos surgirem neste período de afastamento, ou não. Tudo vai depender do comportamento e da atitude de cada pessoa, além do comprometimento que cada um tem com o relacionamento".

CONTINUE A LEITURA 


Nenhum comentário: